O Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, publicou uma carta pastoral para o próximo biênio na Diocese portuguesa, que terá como foco os jovens e assim, busca “sair ao encontro de uma das realidades que neste momento mais solicita o cuidado pastoral”.

O documento é intitulado ‘A alegria da fé no caminho dos jovens’ e nele o Purpurado defende que os jovens devem “estar no centro de nossa atenção”, “com todas as suas novidades e anseios”.

“Por feliz coincidência, o Santo Padre convocou um sínodo dos bispos para outubro deste ano, precisamente sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’”, recorda Dom Marto, em referência à Assembleia Sinodal que acontecerá no Vaticano entre 3 e 28 de outubro.

Segundo ele, “a preparação do Sínodo veio trazer um maior interesse pelo tema e uma ajuda para a elaboração do nosso programa”.

O Cardeal Marto explica em sua carta que a proposta para o próximo biênio é “oferecer aos jovens a alegria da fé através do encontro e da relação pessoal com Cristo, nos seus próprios caminhos e vida e na Igreja”.

Conforme indica a Diocese de Leiria-Fátima, este biênio terá como tema genérico “Jovens, fé e vocação” e o lema bíblico “Quem és Tu, Senhor?”. Além disso, será dividido em duas abordagens mais específicas: “Fé: caminho de encontros” no primeiro ano e “Vocação: caminhos de vida e serviço” no segundo.

Em sua carta pastoral, o Cardeal Marto indica que este percurso pastoral terá “três objetivos gerais: 1) ajudar os jovens a encontrar e percorrer caminhos de descoberta de Jesus Cristo e da sua proposta de vida e missão; 2) promover o encontro, o acolhimento e a integração dos jovens na comunidade cristã; 3) acompanhar e discernir, em ordem à descoberta da fé e da vocação”.

O documento é dividido em três capítulos: “Uma mudança de época”; “Um ícone bíblico: os dois discípulos a caminho de Emaús”; e “Orientações pastorais”.

Nele, o Purpurado reconhece que “a relação dos jovens com a fé e a sua pertença confessional é um fenómeno complexo, variado e diferenciado”.

Entretanto, declara que “não podemos cair no pessimismo dos que afirmam que esta seja a primeira geração incrédula, sem antenas para a fé, que busca a felicidade fora da religião, confundindo o afastamento de muitos jovens da prática cristã com a perda pura e simples da fé ou da busca de sentido”.

Assim, indica que se está vivendo atualmente “não apenas uma época de mudança”, mas uma “verdadeira mudança de época”.

“Basta termos presente o fenômeno da globalização a nível econômico-financeiro e também sociocultural, que nos põe a pensar e viver a nível global, e a influência das novas tecnologias aos vários níveis: do trabalho, da saúde e da comunicação”.

Na carta, o Prelado também se dirige aos jovens e afirma: “Tens um lugar especial no meu coração de bispo”.

“Como Jesus foi ao encontro dos discípulos de Emaús, também eu e muitos outros na Igreja diocesana queremos ir ao teu encontro, para te escutar, dialogarmos, partilharmos a alegria do Evangelho e da fé e fazermos festa. Eu mesmo irei escrever-te uma carta e espero a tua resposta”, diz.

“Não tenhas medo de escutar a voz de Jesus e de ocupar o teu lugar na Igreja e no mundo. E menos ainda de corresponder à meta alta da vocação cristã: a santidade, que é a expressão da beleza espiritual e moral da vida com Cristo”, completa.

Para ler a íntegra da carta pastoral, pode acessar AQUI.

Confira também: