Esta semana os jovens da capital fluminense e de outras dioceses do estado se reunirão para viver e testemunhar a alegria da Páscoa em dois momentos de oração pela vida e pela JMJ Rio 2013. No dia 10 de abril haverá em todo o país a “Vigília de Oração pela Vida”, convocada pela CNBB e na sexta-feira, dia 13, acontecerá a sexta edição da Vigília dos Jovens Adoradores pela JMJ Rio2013, na Igreja de Sant’Ana, no Rio.

Por sua parte, a diocese de Petrópolis também promoverá no dia 13 a Primeira Vigília Diocesana Bote Fé, preparando os jovens da diocese para o evento mundial com o Papa no próximo ano.

O presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, convida a todos para a vigília pela vida que será realizada amanhã, dia 10, em todas as paróquias da cidade do Rio.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou uma carta de convocação a todos as dioceses do país para que realizem vigílias de oração para que na votação do dia 11 de abril o Supremo Tribunal Federal (STF) não legalize o aborto dos anencéfalos – caso no qual o feto possui má formação do cérebro. Segundo Dom Orani, esta “é uma medida muito séria que compromete o valor da vida e do país”.

Falando em exclusiva a ACI Digital na semana passada (durante a semana santa), Dom Orani já havia destacado: "Nossa cultura valoriza a vida, valoriza a família e sabemos que desta forma estaremos construindo realmente um futuro melhor, sem nos deixar conduzir pelas pressões internacionais".
 
A carta da CNBB assinala que quando a vida não é respeitada todos os outros direitos são menosprezados. Tal descriminalização fere a Constituição Federal, que preza por uma sociedade livre, justa e solidária, pois se trata de uma violência contra doentes e indefesos.

Já no dia 13 os jovens da capital fluminense são chamados a estarem novamente em unidade para o encontro de adoração a Jesus Sacramentado. A Santa Missa será presidida por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, e contará ainda com a presença da cantora Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.

A vigília começará às 22h, e terminará às 6h de sábado. A Igreja fica na Praça Cardeal Leme, nº 11, no Centro do Rio. A vigília, que é acompanhada por jovens de várias parte do país e do mundo será transmitida ao vivo pelo site aovivo.redentor.tv.br.

Por outro lado, o Comitê Organizador Diocesano e a Pastoral da Juventude da Diocese de Petrópolis, na região serrana do Estado promovem no mesmo dia, a partir das 22 horas, a Primeira Vigília Diocesana Bote Fé, em prol da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento acontecerá na Universidade Católica de Petrópolis, campus Benjamim Constant.

O Padre Rogério Dias, coordenador da JMJ na Diocese, convida todos os jovens a participarem deste momento de oração e união pela Jornada. Padre Rogério lembra que a Diocese de Petrópolis será sede de uma das pré-jornadas (conhecidas agora como Semana Missionária) e por isso pede que as pessoas de boa vontade da diocese também se cadastrem como famílias hospedeiras.