Centenas de jovens cubanos se reuniram em uma igreja em Havana, Cuba, para participar de uma vigília de oração pela paz e liberdade no país.

Na noite de domingo, 6 de dezembro, jovens de toda a cidade convocados pela Pastoral Juvenil do Vicariato do Sagrado Coração de Cuba e na companhia de sacerdotes, religiosos e religiosas, participaram da segunda jornada de oração pela “Paz, diálogo respeitoso, unidade e liberdade de Cuba”.

O primeiro dia de oração por Cuba foi realizado na noite de domingo, 29 de novembro, na Igreja de Nossa Senhora da Caridade, por iniciativa da Arquidiocese de Camagüey.

O segundo dia de oração foi celebrado na igreja dos Padres Passionistas, localizada em Havana, e foi presidido pelo Pe. Jorge Luis Pérez Soto, responsável pela Pastoral Juvenil daquele vicariato; e pelo Pe. Evelio Rodríguez Soto, pároco da Igreja dos Passionistas e vice-presidente da Conferência Cubana dos Religiosos (CONCUR).

Durante o encontro, os jovens cantaram, se confessaram, adoraram Jesus Sacramentado exposto no Santíssimo Sacramento e pediram por um país “melhor para todos”. Além disso, “meditaram sobre a santidade, a coerência da vida e a importância do testemunho cristão em meio à atual realidade cubana”.

Um dos momentos mais marcantes foi quando a imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, chegou ao templo e foi colocada aos pés de Jesus. “Com ela, a nova geração de fiéis cubanos rezou a Cristo: ‘Senhor, mantém-nos firmes na esperança’”, disse Yandry Fernández, segundo o Facebook da revista ‘Palabra Nueva’, da Arquidiocese de Havana.

Ao final do dia, os participantes acenderam as luzes de seus celulares “para proclamar seu compromisso com o país e com os excluídos. ‘Acendo uma luz por Cuba hoje’", contou Fernández. Além disso, pediram "que um novo sol nasça sobre a nova civilização do Evangelho, aquela que está convencida de que o único caminho é Jesus Cristo".

Segundo a revista arquidiocesana, os jovens cubanos da Missão País Cuba realizam dias de oração "há quatro anos" sob o nome de "Hora de oração por Cuba".

Sobre a jornada de oração, a revista da Arquidiocese de Havana, ‘Palabra Nueva Cuba’, lembrou que o Magistério da Igreja Católica promove o “direito natural” ao exercício da liberdade como “exigência inseparável da dignidade da pessoa humana, especialmente em matéria moral e religiosa”.

Neste sentido, recorda que “este direito deve ser reconhecido e protegido civilmente dentro dos limites do bem comum e da ordem pública”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: