O porta-voz da  Youth Declaration (Declaração da Juventude), Franco Mata, enviou mensagem à Organização dos Estados Americanos (OEA) para pedir o fim da “agenda progressista” e o confronto na entidade, e que, em vez disso, defendam-se os valores da vida, da família e da liberdade fundamental contra as ameaças do aborto, eutanásia e ideologias.

A Declaração da Juventude “sobre os princípios e valores, para um futuro melhor na América e no mundo” foi apresentada à assembleia da OEA pela primeira vez em 2019 e foi proposta novamente na reunião do organismo americano que acontece de 10 a 12 de novembro.

O texto busca promover neste órgão os princípios da dignidade e dos direitos humanos, incluindo o respeito à vida desde a concepção até a morte natural.

O documento é fruto da III Cúpula Transatlântica Colômbia 2019, organizada pela Rede Política pelos Valores (Political Network For Values).

“Precisamos de lideranças que defendam os direitos e liberdades fundamentais, aquelas de que precisamos como seres humanos para desenvolver e viver uma vida plena e pacífica”, disse Mata em sua mensagem de 9 de novembro.

“O lema deste encontro é: 'Buscar uma América renovada', mas como podemos falar de uma 'América renovada' quando a prioridade de determinados setores representados neste órgão, longe de apostar pela união, propõem de forma sistemática e intencional o confronto, como se fosse uma batalha”, perguntou.

Em sua mensagem, Mata destacou que “não podemos falar de uma América renovada quando, em toda a América, somos liderados por governos que se inspiram na mal chamada 'agenda progressista' que de progresso tem pouco e de renovação menos ainda”.

Mata também disse à OEA que “enquanto o desemprego e a falta de moradia atingem picos históricos em nossos países e as economias entram em colapso, nossas autoridades promulgam leis contra o direito humano fundamental: o direito à vida, sem o qual não haveria outro direito, promovendo aborto e eutanásia”.

“Enquanto os governos da América olham para o lado diante da opressão sofrida pelos povos cubano e venezuelano, vítimas das (quem diria) tiranias comunistas, nossos governantes implementam políticas públicas brutalmente desconectadas da realidade, promovem ideologias fracassadas e distantes do cidadão comum que não fazem nada além de aprofundar a violência e o ódio", continuou.

“Ao mesmo tempo, os estados e organizações internacionais estão cada vez mais se intrometendo em nossas famílias e na educação das crianças”, alertou; e “a insegurança no hemisfério cresce e os imigrantes sofrem mais do que nunca e parece que seus objetivos são ignorar arbitrariamente esses problemas”.

Por tudo isso, "estamos diante de vocês e pedimos que abordem as preocupações dos americanos e parem de criar falsas dicotomias", encorajou Mata.

“Senhores embaixadores, exigimos que não olhem para o lado, que não sejam indiferentes. Que atendam a problemas reais com soluções reais. Queremos políticas com valores que defendam todos os seres humanos, não apenas alguns. Queremos líderes que não se deixem influenciar (que não sejam marionetes) pelos grandes lobbies nem pelo dinheiro”.

“Não nos dividam mais, no momento em que precisamos estar mais unidos do que nunca. A pandemia da Covid ensinou-nos que ninguém se salva sozinho, não o esqueçamos!”, concluiu.

 A ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, conversou no dia 10 de novembro com a colombiana María Camila Ospina, coordenadora juvenil da Youth Declaration junto com o argentino Santiago Santurio.

Ospina disse que atualmente a declaração conta com quase 60 mil assinaturas de adesão e que, depois da mensagem de Franco Mata, continuam acompanhando os acontecimentos da assembleia da OEA.

“Temos três pessoas que assistem aos eventos virtuais da assembleia para poder ver o que é aprovado, quais as resoluções que estão sendo tomadas. Uma vez tomadas as decisões, poderemos ver quais são favoráveis a nossos princípios éticos e quais não”, disse.

María Camila Ospina disse que “estudarão as resoluções e compartilharemos nossa posição sobre o assunto por meio de nossa conta no Twitter, como já temos feito nesta assembleia”.

Mais informações sobre a Declaração da Juventude no site em espanhol  https://youthdeclaration.org/es/ ou escrevendo para o e-mail youthdeclaration@gmail.com

Confira também:

 

Mais em