São Paulo (SP), sábado à noite, no cruzamento da Avenida Guilherme Cotching com a Rua Curuçá. O semáforo fica vermelho, os veículos param. Na faixa de pedestres, crianças e adolescentes rapidamente encenam uma estação da via-sacra, com mensagens como “foi por você” e “Jesus te ama”. Essa foi a forma que a paróquia São Francisco Xavier encontrou para evangelizar durante a Quaresma.

A iniciativa acontece durante todos os sábados da Quaresma após a missa das 17h e se encerrará no dia 9, véspera do Domingo de Ramos. A cada semana, na Praça Santo Eduardo, os participantes refletem sobre três estações da via-sacra.

Tudo começou em 2018, quando a catequista Simone Peres Maia, 37, se sentiu indomodada com a pouca participação dos jovens nas atividades da paróquia. Então, pensou em uma maneira de prender a atenção deles e também atender ao chamado do papa Francisco de ser uma Igreja em saída. Em entrevista a ‘O São Paulo’, da arquidiocese paulistana, a catequista contou que naquele ano começaram a fazer a via-sacra na praça e no farol com dez crianças e jovens. “Hoje, estamos com mais de 40 membros engajados”, disse.

A via-sacra envolve catequistas, catequizandos, coroinhas, acólitos, familiares e paroquianos. Segundo Maia, há casos de famílias que foram motivadas pelo envolvimento dos jovens.  Recordou ainda relatos de pessoas que presenciaram a encenação no farol e tiveram suas vidas transformadas. Um desses casos aconteceu em 2019, quando um jovem que saiu de casa triste e com pensamentos suicidas foi impactado pelo projeto e retomou o sentido da vida.

Sobre o local para a encenação, o coordenado dos coroinhas, Carlos Barbosa de Lima, 71, disse a ‘O São Paulo’ que a via liga a zona Norte às outras regiões da cidade e possui um grande fluxo de vários meios de locomoção. Assim, a evangelização atinge muitas pessoas.

Para o pároco, padre Jorge da Silva, “essa iniciativa atende ao apelo do sínodo arquidiocesano de ser uma Igreja de conversão, comunhão, participação e missão, uma ‘Igreja em saída’”.

Confira também: