Paschal Uche acordou cedo na manhã de 18 de setembro de 2010, um dia que mudaria sua vida. Tinha que se apressar para passar pela segurança em um evento na Catedral de Westminster, em Londres, com o Papa Bento XVI.

“Lembro-me de estar presente na Missa e como me impressionou a liturgia e tudo o que aconteceu”, contou Uche, que então tinha 21 anos, À EWTN para o programa “Vaticano”, por ocasião da visita de 10 anos de Bento XVI ao Reino Unido.

“Estava rezando depois da Sagrada Comunhão, maravilhado por estar ali naquele dia e alguém tocou minhas costas e disse: 'É hora de você vir saudar o Santo Padre em nome dos jovens'”.

Uche estava vestido com uma camiseta azul clara que tinha o nome de sua diocese nas costas. Ele teve a oportunidade de se dirigir ao Santo Padre em nome dos 2.500 jovens católicos que encheram o lugar com sua alegria.

“O Papa João Paulo II disse-nos que a nossa fé é uma aventura nobre e autêntica. E realmente queremos que outros jovens experimentem isso. Rezamos para que sua visita nos inspire a ser santos, santos do terceiro milênio”, disse Pascal a Bento XVI, depois disso a multidão aplaudiu e o Papa sorriu.

O jovem agradeceu depois ao agora Papa Emérito e aproximou-se dele para o cumprimentar pessoalmente.

Em 1º de agosto de 2020, quase 10 anos depois daquele dia, Paschal Uche foi ordenado sacerdote por Dom Alan Williams, bispo de Brentwood, na catedral local. Para destacar sua origem nigeriana, a Missa foi acompanhada por Blessed Cyprian Tansi Choir.

No final da Missa, Dom Williams leu uma carta de Bento XVI na qual expressou sua alegria pela ordenação e na qual ofereceu suas orações por Pe. Paschal Uche.

Crédito: Diocese de Brentwood / Graham Hillman

Segundo informa o site da Diocese de Brentwood, após a Missa o Pe. Uche disse que “esta ocasião foi muito maior do que nós. Tratou-se da Igreja universal. A conexão da visita papal com a carta de Bento XVI foi uma coisa linda. Essas são as coisas que nos sustentam".

“Quando o cumprimentei, anos atrás, disse-lhe em um momento particular que estava pensando no sacerdócio e ele me disse que rezaria por mim. Eu escrevi para ele duas vezes sobre minha ordenação e não tive resposta, mas quando minha mãe escreveu para ele, chegou uma. Foi como o milagre de Caná!".

Nos dias posteriores à saudação a Bento XVI, em 2010, o agora Pe. Uche lembra que muitos pedidos de amizade chegaram a ele no Facebook e mensagens de pessoas dizendo-lhe que se sentiram tocadas pelo evento.

Em sua opinião, este foi um “momento do Espírito Santo” no qual teve a sorte de ser “o instrumento” através do qual os jovens católicos se sintam em sintonia com o Papa.

“Se vier agora à minha casa, verá uma foto minha com o Santo Padre, que coloquei na subida das escadas”, disse.

Pe. Uche foi designado à Paróquia de St. James the Less e St. Helen em Colchester, depois de passar o verão na Igreja de Our Lady of Lourdes em Wanstead.

Crédito: Mazur / cbcew.org.uk

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Mais em

Confira também: