O tema da próxima Jornada Mundial dos Doentes (JMD) será a saúde psíquica da pessoa, anunciou a diocese australiana da Adelaide que será anfitriã do encontro mundial.

Uma série de celebrações serão realizadas nesta cidade entre os dias 9 e 11 de fevereiro de 2006, no marco da celebração da JMD, à qual o Santo Padre enviará um representante.

Conforme informa a agência católica austríaca Kath.net, o dia central do encontro será 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora da Lourdes, no qual como já é habitual, será lida a mensagem que o Papa Bento XVI envia, e que neste ano tem como título "Saúde psíquica e dignidade humana".

A Igreja quer chamar a atenção sobre os problemas que conduzem as doenças psicológicas. Um quinto da população mundial sofre atualmente de algum mal psicológico, o que representa uma verdadeira situação de emergência médica.

"Os especialistas afirmam que nas sociedades altamente desenvolvidas, é onde também a influência negativa da crise de valores morais desata novas enfermidades psicológicas", escreve o Santo Padre.

Como preparação para a JMD 2006, haverá dois congressos em Roma, conforme assinalou já faz algum tempo o Secretário do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Agentes Sanitários, Dom José Luis Redrado. O primeiro será de caráter teológico-pastoral, e o segundo de caráter científico.