Na sua habitual reflexão dominical durante a reza do Ângelus, o Papa João II pediu aos jovens continuar “sem cansar-se no caminho tomado para ser em todas partes testemunho da Cruz gloriosa de Cristo”.

“Não tenham medo! A alegria do Senhor, crucificado e ressuscitado, seja sua força, e María Santíssima esteja sempre ao seu lado”, disse a mensagem lida pelo Substituto da Secretaria de Estado, Dom Leonardo Sandri.

Dirigindo-se aos jovens reunidos no Plaza São Pedro, o Papa recordou a próxima celebração da Jornada Mundial da Juventude em Colônia onde “se veneram as relíquias dos Magos, razão pela qual são em certo sentido os seus guias para aquela cita. Eles chegaram do Oriente para render comemoração ao Jesus e declararam: ‘viemos a adorá-lo’. Estas palavras, tão ricas de significado, constituem o tema de seu itinerário espiritual e catequético para a Jornada Mundial da Juventude”.

Também se dirigiu à juventude dizendo que “hoje vocês adoram a Cruz de Cristo, que levam por todo mundo, porque acreditaram no amor de Deus, revelado plenamente em Cristo crucificado”.

“Queridos jovens! Cada vez me dou mais conta de quanto foi providencial e profético que justo neste dia, o domingo do Ramos e da Paixão do Senhor, tenha sido sua Jornada. Esta festa contém uma graça especial, aquela da alegria unida à Cruz, que resume em si o mistério cristão”, indicou.

O Papa não pronunciou palavra alguma, mas agitou com firmeza um ramo de oliveira que logo deixou a um lado, para saudar e distribuir a bênção aos 50 mil peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

Embora não esteve presente na tradicional Missa do Domingo do Ramos, João Paulo II seguiu a celebração por televisão, conforme informou Dom Sandri.

A Missa foi celebrada pelo Cardeal Camilo Ruini, que se referiu João Paulo II e destacou "a energia proveniente da cruz, que hoje transparece com especial claridade no rosto fatigado do Santo Padre".

Também esteve dedicada ao ancião Pontífice a primeira prece dos fiéis, em que se pediu que "seu testemunho de fé a Cristo seja para todos os jovens do mundo um exemplo e modelo de amor supremo".

Antes da celebração teve lugar a tradicional procissão de sacerdotes, bispos e cardeais até o obelisco central da Praça de São Pedro, de onde as Palmas e os Ramos de oliveira dos fiéis foram bentos pelo Cardeal.