O Departamento Nacional da Pastoral da Juventude (DNPJ) da Igreja em Portugal informou na quinta-feira, 10 de janeiro, que 300 portugueses irão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Panamá.

Segundo dados divulgados pela Agência Ecclesia, do episcopado português, a delegação portuguesa que seguirá para a JMJ no Panamá terá representantes de 12 dioceses e 4 movimentos. Além disso, estarão presentes 6 bispos e 30 voluntários.

A JMJ Panamá acontecerá de 22 a 27 de janeiro, sendo que na manhã do dia 25, o programada dos participantes portugueses inclui um encontro na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Os jovens portugueses participarão da programação oficial, que conta com a Missa de abertura no dia 22; a Feira da Juventude e Vocacional durante a semana, a acolhida ao Papa Francisco no dia 24; a Via Sacra, em 25 de janeiro; a vigília de oração, no dia 26; e a Missa de encerramento, em 27 de janeiro, quando tradicionalmente é anunciada a sede da próxima JMJ.

Em declarações à imprensa no último dia 8 de janeiro, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Pe. Manuel Barbosa, confirmou a candidatura do Patriarcado de Lisboa à realização da próxima Jornada Mundial da Juventude.

Segundo ele, há a “disponibilidade ativa” da Diocese de Lisboa e da Conferência Episcopal Portuguesa para “acolher” a JMJ em 2022.

Porém, ressaltou que “só no dia 27 de janeiro o Papa dirá se se vão realizar em Portugal ou não. Esperemos que sim, o que implica um desafio” para a preparação, concluiu.

Confira também: