A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em 2022 em Lisboa, Portugal, está sendo preparada para ser a “melhor de todos os tempos”, assegura o Comitê Organizador Local (COL).

A declaração foi dada à Agência Ecclesia, do episcopado português, pelo coordenador-geral do setor logístico-operativo da JMJ 2022, Dom Américo Aguiar, Bispo auxiliar de Lisboa, nesta segunda-feira, 27 de janeiro, um ano após o anúncio da escolha de Lisboa, ocorrido ao final da JMJ do Panamá.

“Nós, portugueses, seremos capazes de – como se diz nos Jogos Olímpicos – fazer a melhor Jornada Mundial de todos os tempos”, expressou o Prelado.

A expectativa é de receber milhões de jovens de todo o mundo para a JMJ. Segundo Dom Aguiar, “todo somos convocados, todos estamos convocados, porque todos seremos poucos para acolher mais de um milhão de jovens, quem sabe muito mais do que isso”.

“Estou convencido de que Portugal, como sempre será vencedor no acolhimento a estes jovens de todo o mundo”, sublinhou o Bispo, acrescentando que o “país que inaugurou a globalização e deu novos mundos ao mundo, mais uma vez será exemplar no acolhimento de toda esta juventude”.

Para Dom Aguiar, “estes jovens serão embaixadores de Portugal, daquilo que são os valores da Jornada Mundial da Juventude, humanizantes, cristãos”.

Preparativos para a JMJ

Desde o anúncio de que Lisboa sediará a JMJ de 2022, há um ano, montou-se o Comitê Organizador Local (COL), responsável pela preparação da Jornada. Este é presidido pelo Cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, e tem como coordenadores os Bispos auxiliares Dom Américo Aguiar, no setor logístico-pastoral, e Dom Joaquim Mendes, na área pastoral.

À Agência Ecclesia, Dom Américo Aguiar explicou que já foram constituídas as equipes de trabalho para as áreas de logística, acolhimento, parte financeira e pastoral. Além disso, tem sido desenvolvido um “diálogo com as autoridades”, entre as quais a Presidência da República, o governo, vários ministérios, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Loures, que “têm colaborado de uma maneira muito entusiasta”.

Além disso, o Bispo afirmou que, a partir do Domingo de Ramos, 5 de abril, “vamos começar a estar mais presente junto dos portugueses”, através dos meios de comunicação e das redes sociais. Isso porque, nesta data, a delegação portuguesa irá receber das mãos do Papa Francisco, no Vaticano, os símbolos da JMJ, a Cruz peregrina e o ícone da Salus Populi Romani.

“Esse é o tempo recomendado. A partir do momento em que o Papa Francisco vai entregar ao Cardeal-patriarca de Lisboa e a todos os jovens”, a cruz e o ícone, e levá-los para Lisboa, onde iniciará “uma grande peregrinação”.

Por outro lado, Dom Aguiar revelou ainda que o COL tem recebido muitos contatos de diversas partes do mundo de pessoas que querem atuar como voluntários da JMJ 2022. Segundo ele, “a partir do site e dos aplicativos que surgirão, será fácil para cada jovem poder disponibilizar-se para ser voluntário da Jornada Mundial da Juventude”.

Nesse sentido, ressaltou que o voluntariado não é voltado apenas para jovens, mas sim “dos oito aos oitenta”, ou seja, pessoas de qualquer idade podem colaborar.

“Agradecemos, desde já, aos que vão ser voluntários e a todos aqueles que até esta data, neste ano, têm sido magníficos na disponibilidade, no empenho e na ajuda, porque a Jornada Mundial da Juventude só se concretizará se formos capazes de estar todos disponíveis e cada um der o melhor de si”, enfatizou.

Outro ponto da preparação deste evento mundial que Dom Aguiar recordou é o concurso para a logo e o hino da JMJ Lisboa 2022, “duas ferramentas fundamentais para a imagem” da Jornada.

De acordo com ele, em relação a logo, cujo concurso foi internacional, receberam centenas de candidatos de 30 países. Desses, 21 imagens foram selecionadas e serão avaliadas por profissionais de marketing e comunicação. Sobre o hino, que teve o concurso voltado apenas para portugueses, também recebeu mais de uma centena de candidaturas, que também serão avaliadas por profissionais tanto em relação à música quanto à letra.

Conforme informou o COL em dezembro de 2019, a previsão é de que os vencedores dos concursos da logo e do hino da JMJ Lisboa 2022 sejam anunciados no próximo mês de fevereiro.

Confira também:

Mais em