“A mensagem é clara: Jesus dá vida mesmo quando parece não haver mais esperança”, disse o papa Francisco na oração do Ângelus de hoje (26), na praça de São Pedro, no Vaticano, ao comentar o Evangelho que narra a ressurreição de Lázaro.

"Acontece, às vezes, sentir-se sem esperança, aconteceu com todos, ou encontrar pessoas que perderam a esperança: amarguradas porque passaram por coisas ruins" como " por causa de uma perda dolorosa, uma doença, uma decepção, um erro ou uma traição sofrida, por um grave erro cometido... e deixaram de esperar", disse o papa.

“Às vezes ouvimos as pessoas dizerem: 'Não há mais nada a ser feito!' e fecha a porta a toda esperança. Estes são momentos em que a vida parece um sepulcro fechado: tudo é escuro, ao redor vemos apenas dor e desespero”, lamentou o papa Francisco.

“O milagre de hoje nos diz que isto não é assim, o fim não é este, que nestes momentos não estamos sozinhos, pelo contrário, que precisamente nestes momentos Ele se aproxima mais do que nunca para restaurar nossa vida", disse.

Depois de dizer que Jesus chora com cada um, o papa disse que “Jesus convida-nos a não deixar de acreditar e esperar, a não nos deixarmos esmagar por sentimentos negativos”.

Francisco também disse que o Senhor “aproxima-se de nossos sepulcros e nos diz, como então: 'Tire a pedra'. Neste momento temos como que uma pedra dentro e o único capaz de removê-la é Jesus, com sua palavra: 'Tire a pedra.

“Tire a pedra: a dor, os erros, também os fracassos, não os escondam dentro de vocês, em um quarto escuro e solitário, fechado. Tire a pedra: tire tudo o que está dentro, jogue-a em mim com confiança, sem medo, porque estou com você, amo você e desejo que viva novamente".

Depois de encorajar a não ceder ao “medo que paralisa”, o papa exortou a ser testemunhas de Jesus ali mesmo em nossos ambientes da vida cotidiana.

"E gostaria de dizer uma palavra aos confessores: Caros irmãos, não esqueçam que vocês também são pecadores e no confessionário não sejam torturadores, mas perdoem tudo, como o Senhor perdoa tudo", disse.

Por fim, o papa Francisco pediu que “Maria, Mãe da Esperança, renove em nós a alegria de não nos sentirmos sozinhos e o chamado a levar luz à escuridão que nos circunda”.

Confira também: