O padre jesuíta Juan Eduardo Fuenzalida Keulen foi ferido com munição de caça durante um assaltado na estrada, na região do Biobío, sul do Chile.

O delito ocorreu aproximadamente às 7h da noite, no setor de Quidico, na comuna de Tirua. O padre Juan Eduardo Fuenzalida Keulen, de 48 anos, tentava atravessar com uma camionete a Rota P 72-S, que estava bloqueada por troncos de árvores cortados por desconhecidos.

Segundo a rádio Bío Bío, o veículo foi abordado por assaltantes que obrigaram o sacerdote a parar. Após ser obrigado a sair da camionete, houve uma confusão e ele foi ferido com munição de caça.

O sacerdote chegou ao hospital sem lesões graves.

Através de um comunicado de imprensa, a Companhia de Jesus no Chile agradeceu a preocupação das pessoas e explicou que o sacerdote “foi vítima de um roubo comum com violência, em que lhe roubaram uma camionete”.

“O estado de saúde do sacerdote é bom, nunca houve risco de vida e ele apresenta lesões leves. Atualmente, Juan se encontra bem e tranquilo em casa”, informou a congregação.

Este ano, houve um aumento no número de ataques com armas de fogo contra caminhões e delegacias, bem como o número de incêndios em propriedades privadas, como igrejas e fazendas, com vários mortos e feridos.

Os ataques vêm sendo atribuídos a grupos extremistas que se definem como indígenas mapuches e exigem seus direitos sobre as terras, as quais eles consideram pertencentes aos seus ancestrais.

Nos últimos meses, a polícia encontrou vínculos desses grupos com o narcotráfico. Em meio à falta de confiança institucional da população, o governo está sendo criticado pela sua displicência no controle da violência.

No ano 2000, sacerdotes jesuítas chegaram à província de Arauco para trabalhar e acompanhar social e pastoralmente o povo mapuche.

Confira também: