Os Jardins do Vaticano receberão uma estátua de bronze de São Gregório de Narek, Doutor da Igreja e símbolo do ecumenismo entre cristãos católicos e ortodoxos.

São Gregório de Narek é considerado um herói da cultura armênia, além de ponte entre o Oriente e o Ocidente. Foi monge, teólogo, filósofo, místico e poeta armênio que viveu entre 951 e 1010. Ele é conhecido por modelar o pensamento oriental cristão.

Papa Francisco inaugurará a estátua na quinta-feira, 05 de abril, na presença do Presidente da República da Arménia, Serzh Sargsyan, da Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicos de todos os Armênios, e Sua Santidade Aram I, da Igreja Apostólica Armênia da Cilícia.

A ideia de oferecer esta estátua de bronze ao Vaticano surgiu durante a viagem do Santo Padre à Armênia há dois anos.

O Papa Francisco proclamou Doutor da Igreja a São Gregório de Narek Universal em 12 de Abril de 2015, em virtude da sua doutrina eminente e santidade de vida. A Igreja Católica celebra o seu dia em 27 de fevereiro.

Gregório entrou no mosteiro muito pequeno, onde recebeu uma grande formação que lhe permitiu ler todas as grandes obras patrísticas, tanto gregos quanto orientais, e de enriquecer a sua meditação diária com um imenso tesouro de leituras espirituais.

Ele viveu em recolhimento, oração e ensinamento, contemplando a natureza que o rodeava. Seu estudo o ajudou a reelaborar a tradição recebida em uma linguagem poética, considerada uma das mais elevadas da história cristã.

Depois da sua morte, seu corpo foi colocado na Igreja do Mosteiro de Narek, em cujo mosteiro viveu. A sua tumba rapidamente começou a ser venerada devido a sua santidade de vida e profunda espiritualidade reconhecida unanimemente.

Confira também: