Após quase três meses de fechamento devido à emergência sanitária, os Museus Vaticanos, cuja visita inclui a entrada na Capela Sistina, reabrirão ao público na segunda-feira, 1º de junho, após uma série de medidas para impedir a propagação do coronavírus.

Andrea Arcangeli, vice-diretor da Direção de Saúde e Higiene, explica que a entrada nos Museus do Vaticano será feita após o controle da temperatura corporal e com uso obrigatório de máscara.

Além disso, durante o horário comercial de atendimento ao público, haverá sempre a presença da equipe médica e de saúde da Misericordie da Itália. Os procedimentos para as visitas serão estabelecidos segundo o calendário extraordinário que poderá ser revisado de acordo com a evolução da emergência.

Para a entrada no Museu, será obrigatória a reserva online no site oficial www.museivaticani.va. Neste período inicial, não será aplicado o custo da taxa de pré-venda de 4 euros.

Os Museus Vaticanos acrescentaram um novo percurso em ônibus abertos, ecológicos e panorâmicos, para visitar os jardins vaticanos.

A reabertura será acompanhada por um "espírito renovado de compartilhamento" do extraordinário "patrimônio universal da história, da arte e da fé", indica Barbara Jatta, diretora dos Museus Vaticanos, acrescentando que a reabertura também será marcada por importantes novidades, como a restauração do Salão de Constantino, uma das quatro salas de Rafael.

Outras novidades dizem respeito à Pinacoteca Vaticana: a oitava sala dedicada a Rafael, que neste ano completa 500 anos de sua morte.

O horário de abertura dos Museus será variável: de segunda a quinta-feira as Coleções Pontifícias permanecerão abertas das 10h às 20h, com última entrada às 18h (saída dos setores do museu a partir das 19h30).

Às sextas-feiras e sábados das 10h às 22h, com última entrada às 20h (a saída de dentro dos museus inicia 21h30). Durante estes dois dias será possível combinar a visita com um aperitivo servido no chamado Cortile della Pigna, para o qual é necessário fazer a reserva correspondente no site dos Museus.

A abertura gratuita no último domingo do mês está atualmente suspensa.

Além dos Museus Vaticanos, será possível visitar novamente as Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo com seus maravilhosos jardins exclusivamente aos sábados e domingos, das 10h às 18h, com a última entrada às 17h. O primeiro dia de reabertura está marcado para sábado, 6 de junho.

Confira também: