A Irlanda do Norte, uma das nações do Reino Unido, aprovou o "casamento" homossexual, depois que o Parlamento britânico estabeleceu um prazo em julho de 2019 para o país formar seu governo.

Antes de 13 de janeiro, os casamentos de pessoas do mesmo sexo realizados fora da Irlanda do Norte não eram reconhecidos e não recebiam uma certidão de casamento. Agora, os casais homossexuais e heterossexuais podem formar uma união civil, algo que só os casais do mesmo sexo podiam fazer. 

Até o momento, os casais do mesmo sexo na Irlanda do Norte que estabeleceram uma união civil não poderão mudar a designação a casamento, mas, é provável que isso ocorra no futuro. O Gabinete da Irlanda do Norte em Westminster (Inglaterra) também analisará o papel das igrejas diante dos casamentos homossexuais.

O governo da Irlanda do Norte, conhecido como Assembleia Stormont, foi suspenso em janeiro de 2017 e reconstituído em 11 de janeiro de 2020.

Durante o período da suspensão, os membros do Parlamento em Westminster apresentaram alguns projetos que tornariam legais automaticamente o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo caso não fosse reconstituído o governo irlandês do norte até 21 de outubro de 2019. 

Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram legalmente rejeitados na Irlanda do Norte em 2014.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: