Em seu discurso aos mais de sete mil membros da Livre Universidade Maria Santíssima Assunta (LUMSA) de Roma, que celebra este ano seu 70° aniversário, o Papa Bento XVI ressaltou que "a profunda crise econômica, difundida em todo mundo, com as causas que a originam, evidenciou a exigência de um investimento mais decidido e valente no âmbito do saber e da educação".

Este investimento na educação, disse o Santo Padre em seu discurso, converte-se assim em um meio "para responder aos numerosos desafios abertos e para preparar às jovens gerações a construir um futuro melhor".

Depois de destacar a contribuição desta Casa de Estudos, Bento XVI sublinhou que "o contexto atual se caracteriza por uma preocupante emergência educativa em que assume um relevo especial a tarefa dos que estão chamados o ensino", embora "toda profissão brinde a oportunidade de dar testemunho e pôr em prática os valores interiorizados pessoalmente durante o período acadêmico".

Seguidamente o Santo Padre afirmou que "na complexa realidade social e cultural, a Universidade Católica está chamada a atuar com a inspiração cristã dos indivíduos e da comunidade universitária como tal; com a incessante reflexão sobre o saber, iluminada pela fé e a investigação científica; com a fidelidade à mensagem cristã tal e como o apresenta a Igreja, com o compromisso institucional ao serviço do Povo de Deus".

A LUMSA, sublinhou o Papa, "é uma Universidade católica que tem como elemento específico de sua identidade esta inspiração cristã. Como se lê em sua Magna Charta, propõe-se um trabalho científico orientado à busca da verdade, no diálogo entre fé e razão, em uma tensão ideal para a integração de conhecimentos e valores".

"Hoje como ontem a Universidade necessita verdadeiros professores que transmitam junto aos conteúdos e ao saber científico um método rigoroso de investigação e valores e motivos profundos", disse o Papa e concluiu alentando os estudantes a manterem "sempre abertos o coração e a mente à verdade" para ser "construtores de uma sociedade mais justa e solidária".