Os católicos do estado de Orissa, Índia, celebraram a ordenação sacerdotal de Vikash Nayak, de 29 anos, cuja aldeia no distrito de Kandhamal foi vítima da mais violenta perseguição anticristã em 2008.

O padre foi ordenado no início de novembro pelo administrador apostólico da diocese de Buxar e arcebispo emérito de Patna, dom William D'Souza. Após a cerimônia, o padre Nayak visitou Tiangia, sua aldeia natal, onde celebrou sua primeira missa.

UCA News, agência de notícias católica da Ásia, revelou que, em 2008, a aldeia do padre testemunhou "sete vítimas, incluindo um padre católico, padre Bernard Digal, durante a violência após o assassinato do líder hindu Swami Laxmanananda Saraswati".

Extremistas hindus acusaram os cristãos pela morte de Saraswati, cujo assassinato foi reivindicado por grupos de esquerda maoístas. Mais de 100 pessoas foram mortas, 395 edifícios incluindo igrejas e locais de culto foram destruídos e 6,5 mil casas particulares e várias instituições educacionais, sociais e de saúde foram devastadas e saqueadas. Mais de 50 mil fiéis tiveram que fugir do distrito e tiveram suas propriedades ocupadas e tomadas.

O papa Bento XVI, na audiência geral de 27 de agosto de 2008, condenou “com firmeza qualquer ataque contra a vida humana, cuja sacralidade exige o respeito de todos”.

O padre Nayak nasceu em 7 de abril de 1992, fez sua educação inicial em sua aldeia até o nono ano, que concluiu quando estourou a violência em 2008.

Ele continuou seus estudos no Jiban Jyoti College, Raikia, e em 2010 ingressou no Seminário Mashih Gurukul, em Varanasi. Ele estudou Filosofia no Seminário St. Charles, Nagpur, em 2016 e Teologia em Vidya Jyoti, Delhi, em 2021.

O funcionário da arquidiocese de Cuttack-Bhubaneswar, padre Dibakar Parichha, disse a UCA News que as vítimas dos distúrbios ganharam admiração depois de perder tudo, incluindo seus entes queridos, porque mantiveram sua fé viva.

“Padre Nayak é o nono sacerdote de sua aldeia que pertence à paróquia Nossa Senhora da Caridade de Raikia, Kandhamal, na arquidiocese de Cuttack-Bhubaneswar. Mais um padre será ordenado em um ou dois meses da aldeia de Tiangia”, acrescentou.

O padre da aldeia de Tiangia, padre Mrityunjay, disse sobre o padre Nayak que “mesmo depois de passar por uma fase tão difícil de sua vida, ele permaneceu firme em sua fé em Jesus Cristo”.

Confira também: