Duas pessoas morreram e outras duas foram hospitalizadas por asfixia, devido a um incêndio que aconteceu na noite de segunda-feira (23) na igreja católica armênia Surp Pırgiç, na Turquia.

Por volta das 21h45 (horário local), o incêndio começou por motivos ainda desconhecidos dentro da casa paroquial, localizada no distrito de Beyoglu, em Istambul, a maior e mais habitada província do país do Oriente Médio.

Os bombeiros que se deslocaram ao local conseguiram extinguir o incêndio após quatro horas, por volta das 2h de terça-feira (24).

"Nosso corpo de bombeiros rapidamente iniciou esforços para extinguir o incêndio", disse à imprensa local o governador do distrito de Beyoglu, Mustafa Demirelli.

Equipes de resgate relataram duas mortes, outras duas pessoas foram hospitalizadas e outras quatro foram evacuadas.

Hatune Demiroğlu, que trabalha na igreja, disse à Agência Anadolu que as pessoas que estavam nas instalações da paróquia fazem parte da comunidade.

“Um total de seis pessoas estavam alojadas aqui. Havia uma mãe, dois filhos, uma pintora e dois idosos. Eram moradores de rua que eram ajudados pela igreja”, disse.

O arquieparca de Istambul dos armênios, dom Lévon Boghos Zékiyan, chegou ao local onde aconteceu o incidente e disse à imprensa que encontrou “um exército de bombeiros” que evitou “um grande desastre”.

“O fogo poderia ter aumentado e poderia ter sido um desastre para a igreja, mas Deus nos salvou. A importância histórica desta igreja é muito alta, pois é a primeira igreja católica armênia. O primeiro católico armênio viveu aqui”, acrescentou.

Dom Zékiyan lembrou que a decisão de restaurar a igreja e a área de alojamento havia sido tomada recentemente, por isso a notícia do incêndio foi motivo de grande tristeza.

Foi instaurada uma investigação sobre o incêndio, cuja causa ainda é desconhecida.

A Igreja Católica Armênia é uma das 24 Igrejas sui iuris que fazem parte da Igreja Católica. É uma Igreja Católica Oriental que segue o rito armênio e é liderada pelo Patriarca dos Armênios da Cilícia, dom Rafael Pedro XXI Minassian.

Confira também: