Mais de 30 bombeiros combateram um incêndio que destruiu a igreja de são Simão, em Glasgow, na Escócia, nas primeiras horas da quarta-feira, 28 de julho. Fotos compartilhadas nas redes sociais mostram as chamas saindo pela janela da igreja. Uma pessoa teve que ser resgatada após a chegada dos bombeiros.

O incêndio ocorre apenas dois dias depois que um sacerdote católico foi atacado enquanto rezava na catedral de Edinburgh, capital da Escócia, por um homem com uma garrafa de vidro na mão.

Após o incêndio de quarta-feira, o ministro da saúde da Escócia, Humza Yousaf, pronunciou-se em solidariedade à comunidade católica.

“Como foram devastadores estes dois dias para os católicos na Escócia”, tuitou o ministro. “Primeiro, um ataque covarde contra um sacerdote em seu lugar de culto. Na sequência, este evento. Sei que São Simão tinha um lugar especial no coração da comunidade polonesa”. “Me solidarizo com a nossa comunidade católica na Escócia”, acrescentou.

De acordo com a página da paróquia, são Simão é o terceiro templo católico mais antigo em Glasgow, depois da catedral de santo André e da igreja de santa Maria.

São Simão foi aberta para o culto no ano de 1858, pelo padre Daniel Gallagher, irlandês, que ensinou latim ao famoso explorador David Livingstone, o que lhe permitiu ingressar na escola de medicina.

A igreja, originalmente chamada de são Pedro, foi usada pelos soldados poloneses durante a II Guerra Mundial e tornou-se conhecida como a “igreja polonesa”.

O templo foi completamente restaurado entre os anos de 2005 e 2008, para o seu 150º aniversário.

Um porta-voz do Serviço de Resgate e Bombeiros da Escócia disse que eles foram “alertados às 2h40 da madrugada da quarta-feira, 28 de julho, pela informação de um incêndio dentro de uma igreja”.

Ele afirmou que “o Controle de Operações mobilizou seis dispositivos de combate a incêndios, incluindo dois de altura, e mais de 30 bombeiros estão presentes e trabalhando para extinguir o fogo”.

“Uma pessoa foi socorrida da propriedade e recebeu um tratamento preventivo no local. As propriedades adjacentes foram evacuadas como medida de precaução e recomenda-se aos moradores próximos que mantenham as janelas e portas fechadas devido à fumaça”.

A causa do incêndio ainda está sendo investigada.

Confira também: