Um incêndio, que teria sido provocado, afetou o edifício do ex-Seminário Maior de San Fidel, pertencente à Diocese de Villarrica, no sul do Chile.

O fogo teria começado por volta das 3h de sexta-feira, 13 de dezembro, e afetou dois dos três imóveis do edifício, sendo que o de filosofia foi o que ficou mais danificado.

O incidente foi rapidamente sufocado por distintas companhias de bombeiros.

As primeiras perícias indicaram que houve material inflamável, também foi encontrado um pano com a inscrição “Califal Alcamán yanacona” e outros elementos que indicam que o incêndio teria sido provocado por terceiros.

O incidente aconteceu depois que o governador da província de Cautín, Richard Caifal, apoiou em sua conta no Twitter o ex-ministro do Interior, Andrés Chadwick, após a aprovação da acusação constitucional contra ele por omissões no campo dos direitos humanos.

A Polícia de Investigação do Chile (PDI) está investigando as causas e responsabilidades do incêndio.

O edifício do ex-Seminário San Fidel deixou de funcionar como tal em 2014, após repetidas invasões de suas dependências por parte de uma comunidade mapuche, em agosto de 2012, abril de 2014 e agosto de 2015.

Após a desocupação em março de 2016, o prédio foi danificado com as mesmas características do atual incêndio.

Confira também: