A associação Ajuda à Igreja de Sofre (AIS) informou que milhares de fiéis participaram no domingo passado em uma Eucaristia oficiada pela inauguração do novo seminário grego-católico do Espírito Santo em Lvov (Ucrânia Ocidental).

Na cerimônia concelebrada por 19 bispos e 50 sacerdotes de vários países, o  Cardeal Lubomyr Husar, cabeça da Igreja Grego-católica de Ucrânia –também conhecida como Igreja Católica de rito oriental em comunhão com a Santa Sé – qualificou o fato como “um presente de Deus para esta Igreja mártir ressurgida e um manto de Nossa Senhora, para uma nova geração de sacerdotes”.

O Patriarca oriental destacou o trabalho do fundador do AIS,  Padre Werenfried van Straaten, a quem qualificou de testemunha da fé que apoiou a nossa Igreja perseguida nos tempos da opressão. “Enquanto muitos já tinham deixado de acreditar em sua ressurreição, o Pe. Werenfried nunca deixou de confiar no ressurgimento de nossa Igreja”, adicionou.

O novo seminário é o maior de Ucrânia e acolhe na atualidade a 226 futuros sacerdotes. Nos últimos anos, Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) reuniu um total de mais de 4 milhões de euros para este grande projeto.