Durante três dias de eventos, o Museu Casa Dom Bosco foi inaugurado em Turim (Itália), atendendo ao pedido do Capítulo Geral de tornar os lugares salesianos especiais "para o mundo que segue o santo dos jovens".

De 2 a 4 de outubro, o museu foi inaugurado em homenagem a São João Bosco, em Valdocco, onde os visitantes poderão conhecer em detalhes a realidade da Casa Pinardi, o primeiro lugar do Oratório de Dom Bosco.

O evento contou com a presença do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime; dos responsáveis ​​pelas obras arquitetônicas e de alguns embaixadores dos países latino-americanos com presença salesiana, como Equador, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Guatemala, Brasil, México e El salvador.

Em um comunicado, a agência salesiana ANS indicou que o 27º Capítulo Geral dos Salesianos pediu “ao Superior Geral, ao Reitor-Mor e ao seu Conselho façam dos lugares salesianos algo especial para o mundo que segue o Santo dos Jovens".

Durante a coletiva de imprensa, Pe. Fernández assinalou que pelos corredores da Casa Pinardi “passaram 11 pessoas que a Igreja reconhece como veneráveis, beatos ou santos”.

“Isto significa que Valdocco foi uma escola de humanidade e santidade e queremos transmitir esta herança ao mundo”, acrescentou.

Pe. Fernández destacou a importância de Valdocco como “guardião da memória histórica salesiana” e indicou que os documentos mais importantes sobre as origens da Congregação serão transferidos do Arquivo Central para o Museu Casa Dom Bosco.

Vittorio Sgarbi, ex-aluno do instituto salesiano da Cidade do Leste e crítico de arte, destacou durante a conferência que, embora no museu “não haja pinturas de Tiépolo, Picasso ou Giotto”, há uma narrativa sobre a vida, a educação, os livros lidos, as fotos de São João Bosco.

No dia 4 de outubro, após a celebração da Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor na Basílica de Maria Auxiliadora, o museu foi aberto ao público com o corte simbólico da faixa pelo Pe. Fernández.

Durante este momento, o sacerdote estava acompanhado pela madre geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Yvonne Reungoat, e pelo seu predecessor como Superior da Congregação, Pe. Pascual Chávez.

“A comunidade salesiana de Valdocco tem a alegria de colocar à disposição de todos vocês e do mundo inteiro esta pérola preciosa, que testemunhará a grandeza de Dom Bosco”, afirmou o responsável pelo projeto do museu, Pe. Cristian Besso.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: