A imagem do Sagrado Coração de Jesus atacada por vândalos no último fim de semana numa paróquia da Carolina do Norte, nos EUA, já está completamente restaurada e pode ser venerada pelos fiéis. O padre Roger Arnsparger, pároco da basílica de São Lourenço, em Asheville, na Carolina do Norte, disse em comunicado que, no fim de semana, sua “amplamente venerada” estátua do Sagrado Coração de Jesus foi desfigurada por desconhecidos.

A estátua, que mede dois metros de altura, fica em frente à igrerja e “mostra Jesus com os braços estendidos e a imagem de um coração em seu peito, que representa o amor de Cristo por toda a humanidade”. O pároco disse que, “durante décadas”, a imagem foi visitada e venerada pelos motoristas que passavam em “direção oeste na I-240, em Asheville”.

No domingo, 4 de julho, a estátua foi encontrada com manchas de tinta vermelha desde o pescoço até a base. “Infelizmente, quando chegamos para a missa na manhã do domingo, vimos que alguém havia desfigurado nossa estátua do Sagrado Coração de Jesus”.

Poucas horas depois, o administrador da paróquia mandou limpar a estátua. Ela foi completamente restaurada antes mesmo da missa do meio-dia, afirma o comunicado.

O padre Arnsparger disse que reza pelo agressor e pediu aos paroquianos orações pela paz e o respeito a todos. Estamos “infinitamente agradecidos pelo apoio de nossa comunidade”, afirmou.

O ato de vandalismo foi comunicado à polícia, mas nenhum suspeito foi identificado até o momento.

O ataque à basílica de São Lourenço ocorreu após uma série de atos de vandalismo contra igrejas neste ano. O mais recente aconteceu em 28 de junho, quando desconhecidos picharam com tinta vermelha a igreja do Espírito Santo, no centro da cidade de Denver, no Colorado. Três dias antes, um ostensório de uma igreja foi roubado no Bronx, em Nova York.

Em maio, outras igrejas também foram atacadas. No dia 8, vândalos quebraram os dedos de uma estátua do Sagrado Coração de Jesus na igreja de São Tomás Moro, em Narragansett, Rhode Island.

No sábado 15 de maio, desconhecidos destruíram uma estátua da Virgem Maria com o Menino Jesus, que teve a cabeça quebrada. A escultura ficava em frente aos escritórios administrativos de uma diocese.

Um dia antes, o crucifixo do pátio da paróquia de Santo Atanásio, no Brooklyn, foi encontrado no chão ao lado de uma bandeira americana queimada. Várias semanas antes, a paróquia de Santo Domingos também sofreu um ato de vandalismo.

Na sexta-feira, 28 de maio, outra estátua da Virgem Maria foi cortada ao meio no pátio da paróquia Santo Adalberto no Queens, em Nova York.

No mesmo mês, desconhecidos decapitaram e cortaram a mão da estátua do Sagrado Coração de Jesus da igreja de São Carlos Borromeu, em Waltham, Massachusetts.

Confira também: