O Vaticano está traçando uma estratégia para abordar o problema da água nos serviços e instalações de higiene em geral e, em particular, "nas estruturas de saúde pertencentes à Igreja Católica".

Assim anunciou o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral por meio de um comunicado divulgado na segunda-feira, 30 de março.

O comunicado explica que "muitas estruturas de saúde nos países pobres e em desenvolvimento não têm acesso adequado à água para as necessidades básicas de limpeza e higiene".

Esse é um problema muito sério, porque “sem água limpa, pias, sabonetes, banheiros e procedimentos de higiene, bilhões de pacientes, profissionais de saúde e famílias correm risco porque faltam fundações ou infraestrutura para fornecer um atendimento digno, seguro e de qualidade".

“Nascimentos, cirurgias, infecções, epidemias: nada disso pode ser gerenciado com segurança sem água; e a situação é particularmente alarmante nessas semanas marcada pela pandemia do COVID-19”, alerta o comunicado.

No entanto, “milhares de instalações sanitárias estão funcionando como podem sem a proteção da água que permite limpar e proteger a vida. Alguns líderes mundiais no campo da saúde, incluindo as Nações Unidas, tornaram-se cada vez mais conscientes dessa questão. Coalizões de órgãos governamentais, organizações privadas e caritativas estão desenvolvendo planos de ação para enfrentar esse problema da maneira mais rápida e eficiente possível”.

O comunicado lembra que "tradicionalmente a Igreja Católica tem sido pioneira e sempre foi extremamente comprometida com o setor da saúde e da assistência sanitária em todos os continentes".

“O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, depois de ter consultado congregações religiosas, conferências episcopais, organizações católicas de desenvolvimento e especialistas, deseja animar e apoiar aqueles que já participam ativamente nesta batalha para salvar vidas humanas”.

"Vários sistemas de saúde católicos também iniciaram pesquisas para definir a extensão e a complexidade do problema, examinando uma amostra das estruturas de saúde católicas".

O Dicastério, "em colaboração com alguns parceiros, como a Catholic Relief Services e o Global Water 2020, decidiu incentivar e contribuir com esse esforço, promovendo, quando possível, pesquisas suplementares nos países selecionados".

Os resultados deste estudo "bem como os resultados de outras pesquisas recentemente conduzidas por organizações de saúde católicas, serão usados como ponto de partida para os planos de implementação e arrecadação de fundos, a fim de apoiar os planos operacionais".

Orientação sobre Água

Por outro lado, o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral apresentou a publicação do documento “Aqua fons vitae. Orientações sobre a Água, símbolo do choro dos pobres e do choro da Terra”.

O documento “distingue três dimensões ou aspectos relacionados à água: o aspecto ligado ao uso humano, o relativo ao ser um recurso usado em muitas atividades humanas, em particular agricultura e indústria, e por fim, a água entendida como superfície, ou seja, rios, aquíferos subterrâneos, lagos e especialmente oceanos e mares".

Em cada seção, “o texto apresenta desafios e propostas operacionais para aumentar a consciência sobre o assunto e o compromisso local. A parte final propõe uma reflexão sobre educação e integridade”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: