Onze anos depois dos atentados terroristas perpetrados por extremistas muçulmanos do grupo terrorista Al Qaeda em Nova Iorque, a Igreja nos Estados Unidos eleva suas orações pelas vítimas desta tragédia e reza por todos os afetados.

"Neste 11/9, rezemos por aquelas almas que morreram nesse triste dia. Que elas possam gozar do descanso eterno. Ó Senhor, que brilhe para eles a luz perpétua", escreveu em sua conta de twitter o Arcebispo de Nova Iorque e Presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Cardeal Timothy M. Dolan.

Muitas foram as pessoas que se reuniram no chamado Ground Zero onde antes estavam as torres gêmeas do World Trade Center de Nova Iorque, e nos subúrbios do Pentágono em Washington, para recordar os falecidos no 11 de setembro de 2001.

"No aniversário do 11/9, convidamos a rezar por todos aqueles que perderam a vida, por seus entes queridos e pela coragem para construir uma cultura de paz e amor", escreveu por sua parte à Arquidiocese de Washington D.C. em sua conta no Facebook.

Como mostra de respeito, durante o dia de hoje os candidatos às eleições presidenciais dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama, candidato à reeleição pelo partido democrata e o republicano Mitt Romney, suspenderam suas publicidades negativas.

A Arquidiocese também colocou um link à mensagem pastoral dos Bispos do país titulado "Viver com fé e esperança após o 11 de setembro" que foi escrito em novembro de 2001.

Nessa mensagem os prelados assinalam que "nossa nação tem o direito e o dever de responder e deve fazê-lo de maneira correta, procurando defender o bem comum e construir um mundo mais justo e pacífico".

"Nossa comunidade de fé tem a responsabilidade de viver em nosso tempo os desafios que apresenta Jesus nas Bem-aventuranças", alentando os fiéis a viverem "com fé e esperança, pedindo a Deus que nos proteja e nos guie para viver o Evangelho do Jesus Cristo nestes dias de prova", indicava o texto.