Dom Frank J. Dewane, Bispo de Venice e presidente da Comissão de Justiça Doméstica e Desenvolvimento Humano da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), expressou suas condolências pelas vítimas e pessoas afetadas pelas inundações no Meio-Oeste do país após a passagem do "Ciclone bomba".

O chamado "Ciclone bomba" causou sérios danos a moradias e estradas, provocando a evacuação de milhares de pessoas. Em resposta, os governadores de Nebraska, Wisconsin e Dakota do Sul declararam estado de emergência para facilitar a ajuda federal e estadual.

"Estamos profundamente tristes pela perda de vidas e pelos danos causados ​​pelas inundações em todo o Meio-Oeste nos últimos dias. Enquanto escrevo isto, pelo menos nove milhões de pessoas em quatorze estados foram afetadas pelo aumento dos níveis de água ao longo dos rios e riachos no centro dos Estados Unidos", expressou em um comunicado publicado em 19 de março no site da USCCB.

Os estados de Nebraska, Iowa, Wisconsin e Dakota do Sul foram afetados pelo aumento da água, resultado de uma grande tempestade de neve e chuva que elevou os níveis dos rios.

"Rezamos para que as pessoas afetadas pelas inundações encontrem forças para reconstruir. Confiamos que o Senhor os consolará em seu sofrimento", indicou.

Essas inundações, consideradas históricas por causa de sua magnitude, custaram a vida de pelo menos quatro pessoas e deixaram a região isolada.

Manifestou também que as "fortes chuvas e o derretimento da neve das tempestades poderosas deste inverno continuam ameaçando as vidas e os meios de subsistência de muitas pessoas, uma vez que não se espera que as inundações retrocedam até o final desta semana".

O Prelado afirmou que "confiam que o Senhor os consolará em seu sofrimento" e pediu à comunidade para responder ao chamado do Senhor de amar o próximo e apoiar aqueles que mais necessitam.

Confira também: