A paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cascavel, no oeste do Paraná reza missas em ucraniano, aos domingos, às 8h30, por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Segundo a comunidade ucraniana da cidade, no dia 13 de fevereiro uma mobilização feita pelo Rito Ucraniano no Brasil convocou todas as paróquias a realizarem uma celebração especial, com o objetivo de orar para que a guerra não acontecesse. Desde então, as missas são oferecidas pela paz no país europeu.

Sérgio Dzmil, padre da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, afirmou que durante a missa do dia 13 deste mês, além de ritos especiais para homenagear a Ucrânia, a comunidade foi informada sobre os acontecimentos e ataques ao país de seus ancestrais.

“A partir disso, nós percebemos que o povo tem se mobilizado bastante para rezar nessa causa. Porque isso é tudo que nós podemos fazer, nós não podemos ir até lá para lutar na guerra, mas nós somos cristãos, principalmente católicos, e cremos na comunhão dos Santos, que é justamente esse poder que temos de interceder junto a Deus, uns pelos outros”, disse o padre.

Além de Cascavel, a comunidade ucraniana também está presente nas cidades de Corbélia, Toledo e Foz do Iguaçu, no oeste do estado.

Confira também: