Em meio à controvérsia sobre a legalização do uso recreativo da maconha no país, os bispos do Canadá advertiram sobre os "problemas éticos" e as "repercussões negativas" desta política.

A "Lei Cannabis", também conhecida como C-45, recebeu a sua aprovação final no Senado do Canadá em junho deste ano e entrou em vigor em 17 de outubro. A norma permite que pessoas maiores de idade usem maconha livremente e possam ter quantidades não que não seja maior do que 30 gramas.

Também será permitido o cultivo nos lares para uso pessoal.

O Canadá é o segundo país do mundo a legalizar o uso recreativo da maconha, o primeiro foi o Uruguai, que aprovou uma lei semelhante em 2013.

O governo canadense poderia receber mais de 657 milhões de dólares por ano em impostos da maconha.

Em um comunicado publicado em 17 de outubro, a Conferência dos Bispos Católicos do Canadá assinalou que a Igreja "continua destacando os problemas éticos envolvidos com o uso e abuso recreativo desta droga: os riscos negativos que afetam a saúde física e psicológica, os crescentes problemas de uma sociedade cada vez mais dependente das drogas e do álcool, a possibilidade de problema cerebral, especialmente nas pessoas com menos de 25 anos”.

Além disso, os bispos advertiram sobre "as repercussões negativas nas famílias e nas comunidades locais".

Além disso, criticaram "a disposição das empresas e dos governos de explorar a droga para interesses comerciais e como uma fonte de renda tributária, colocando assim ainda mais em perigo a busca do bem comum".

De acordo com os Centros para o Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, as pesquisas atuais mostram que "é significativamente mais provável que os consumidores de maconha – em comparação com os não consumidores – tenham transtornos mentais crônicos, inclusive esquizofrenia".

"Alguns consumidores de maconha correm um risco maior de psicose", assinala CDC em seu site e acrescenta que "o consumo de maconha também foi vinculado à depressão e à ansiedade, assim como a pensamentos suicidas entre adolescentes".

Os bispos canadenses recordaram que, de 29 novembro a 1º de dezembro deste ano, o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano realizará uma conferência internacional sobre "Drogas e Vícios: Um obstáculo para o Desenvolvimento Humano Integral".

"O 'flagelo do narcotráfico' favorece a violência e semeia as sementes do sofrimento e da morte, o Papa Francisco disse várias vezes, que a resposta da sociedade deveria ser atos de coragem e a resolução de lutar contra todos os narcóticos", concluíram.

Confira também: