A igreja do Convento de São Francisco, em Bragança, Portugal, foi comprada hoje em leilão por cerca de 218 mil euros. O templo pertencia à ordem terceira franciscana, é classificado como Monumento de Interesse Público e considerado um dos mais emblemáticos da cidade. Não foi divulgado quem comprou o edifício e qual será sua destinação.

Segundo a agência de notícias portuguesa Lusa, a igreja e o adro foram penhorados por causa de uma dívida com uma empreiteira e leiloados on-line. A agência de notícias portuguesa afirma já eram conhecidas as dificuldades financeiras da ordem terceira franciscana, associação de leigos católicos vinculada aos franciscanos.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, disse que o município está acompanhando o processo e que está dispoto a “impedir que o imóvel passe para a mão de um privado”.

A igreja e o adro leiloados estão integrados ao convento de São Francisco que, atualmente está sob administração do Estado e abriga o Arquivo Distrital de Bragança. Trata-se de um conjunto arquitetônico medieval, datado do século XIII, situado junto ao castelo de Bragança. Ao longo dos anos, já foi convento, hospital militar e asilo.

Segundo o site do Arquivo Nacional Torre do Tombo, o convento de São Francisco foi fundado em 1214 e, em 1271, o testamento de dom Afonso III, primeiro documento que lhe faz referência, dotava o convento com 50 libras. O convento teria recebido “doações e privilégios dos reis”. Diz o site do arquivo que o local foi visitado por dona Isabel, por ocasião da viagem de Aragão para Portugal para se casa com dom Dinis, mandando fazer obras no edifício conventual e na igreja. Dom Dinis também o contemplou no seu testamento.

Em 1412, dom João I tomou a comunidade sob a sua proteção. Além disso, segundo o do Arquivo Nacional Torre do Tombo, “o convento recebeu ainda bens e privilégios de alguns particulares, bem como da Casa de Bragança, que foi a sua protetora ao longo do século XV”. A Casa de Bragança, oficialmente titulada como a Sereníssima Casa de Bragança, foi a casa real portuguesa de 1640 a 1910. Foram membros desta casa os imperadores do Brasil, dom Pedro I e dom Pedro II.

Confira também: