A igreja de Nossa Senhora das Dores, a mais antiga de Porto Alegre ainda em atividade, recebeu ontem (16) o título de Basílica Menor. A igreja, construída no início do século XIX, é a primeira da arquidiocese de Porto Alegre que recebe este título.

O decreto ‘Domus ecclesiae’ (Casa da Igreja) da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, define que basílicas são igrejas que devem ter como destaque a importância para a vida litúrgica e pastoral de uma Diocese e com isso, “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

“Porto Alegre merecia que este templo recebesse tal distinção pela sua importância histórica, arquitetônica e religiosa”, disse à ACI Digital Marcos Koboldt, assessor de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre. “Durante a visita Ad Limina, no mês de maio, recebemos a sinalização que a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos concederia o título de Basílica Menor, o que nos foi confirmado recentemente e tornado público na Solenidade de Corpus Christi. Ao longo dos 220 anos de história, a Igreja das Dores se tornou um símbolo de fé e de cultura de Porto Alegre bem como de todo o Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se da terceira basílica menor no Estado do Rio Grande do Sul.”

Padre Lucas Matheus, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores disse nas redes sociais: “Isso nos enche de alegria! Claro, ao mesmo tempo que recebemos este grande dom, este grande presente, nós recebemos também uma grande responsabilidade, uma tarefa a ser cumprida. A partir da concessão desse título, nossa paróquia passa a ter uma importância a nível Arquidiocesana, sobretudo para a liturgia. Nossa Paróquia deverá ser um modelo de liturgia para a nossa Arquidiocese. Também sobre nós, vem a responsabilidade de um grande apostolado”, pronunciou o clérigo.

Em seu pronunciamento, o sacerdote disse também que eles devem estar atentos para o acolhimento e necessidades daqueles que virão à Basílica, seja para um aconselhamento, uma confissão, sacramentos daqueles que ainda não receberam.

“Assim, nós vamos fazendo com que o apostolado cresça não só em nossa Paróquia, mas em toda a cidade de Porto Alegre. A partir desta nossa Igreja nós queremos irradiar a fé, o amor a Nosso Senhor Jesus Cristo. Ser Basílica é tornar-se uma Igreja cada vez mais acolhedora, é sermos de fato uma casa de oração, uma casa de encontro com Deus”.

A Missa Solene de elevação da Paróquia Nossa Senhora das Dores a basílica menor será no dia de Nossa Senhora das Dores, 15 de setembro, com a presença do arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler.

Confira também: