O arcebispo de Monterrey Dom Rogelio Cabrera López, presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), anunciou o fechamento temporário de uma igreja a cargo dos franciscanos como “medida de precaução e cuidado” após um surto de covid-19 entre os religiosos.

Em mensagem de vídeo difundida no domingo 25 de julho, dom Cabrera López disse que “o fechamento temporário realizado no templo conventual de são Francisco de Assis, em são Pedro Garza García, é uma medida de precaução e cuidado para com os fiéis, já que alguns frades da comunidade franciscana têm covid, e por essa razão, prudentemente, esta decisão foi tomada”.

Dias antes, através da página oficial do templo são Francisco de Assis, em Monterrey, o sacerdote franciscano Pedro Olayo Guillén, guardião do convento, anunciou que a igreja permanecerá fechada “e a atenção sacramental presencial foi suspensa”. “Estaremos apenas transmitindo as missas pela página do templo”, afirmou.

“Os irmãos desta fraternidade franciscana lhes agradecemos a sua compreensão, proximidade, carinho e orações. O senhor são José, guardião e padroeiro da nossa Igreja, cuide de cada um de vocês”, escreveu o padre Olayo Guillén.

O arcebispo de Monterrey enfatizou, na sua mensagem de vídeo, que “desde o início da pandemia, estivemos atentos para que as medidas sanitárias fossem cumpridas nos nossos templos e lugares de reunião comunitária”.

“Este é um episódio singular que, graças a Deus, não tivemos que repetir em nenhuma outra comunidade. Mas, se for necessário, o faremos pelo bem de todos”, afirmou. “Continuemos cuidando dos nossos semelhantes”, concluiu.

De acordo com números oficiais do governo do México, até o dia 25 de julho, mais de 2,7 milhões de casos de covid-19 foram confirmados. O número de mortos chega a 238 mil. Estima-se que, no momento, haja 109 mil casos de pessoas infectadas no país.

O estado de Nuevo León, cuja capital é Monterrey, encontra-se em alerta amarelo, com mais de 137 mil casos confirmados e quase 10 mil mortes.

Segundo estimativas do governo, o número de casos ativos de covid-19 em Nuevo León chega a 5 mil.

Depois de ter 19 estados em alerta epidemiológico verde durante a primeira metade deste mês, apenas 3 estados no país se mantêm assim. O alerta verde indica a situação menos restritiva nas quatro etapas definidas pelas autoridades: vermelho, laranja, amarelo e verde.

O estado de Sinaloa está em alerta vermelho, enquanto outros 13 estão em laranja e 15 em amarelo.

Segundo a Secretaria de Saúde do México, em 24 de julho, mais de 23,9 milhões de pessoas receberam as doses completas da vacina contra a covid-19. A meta do governo é chegar ao número de 107 milhões de pessoas completamente vacinadas até dezembro deste ano.

Confira também: