Neste Ano da Misericórdia, uma das grandes obras que realizam gestos concretos de caridade com aqueles que necessitam, a Fazenda da Esperança, verá a sua Igreja em Guaratinguetá (SP) ser elevada a Santuário Diocesano, tendo uma Porta Santa.

A Igreja de Frei Galvão e Santa Crescência, localizada na Fazenda São Libório, em Guaratinguetá, será instituída através do Decreto Diocesano, como Santuário da Esperança, no dia 30 de janeiro.

Segundo a Fazenda da Esperança, a Missa será presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, e contará com a presença do fundador da instituição, Frei Hans Stapel.

Nesta ocasião, o Arcebispo realizará a abertura da Porta Santa. Com isso, os peregrinos que visitarem o Santuário da Esperança também terão a oportunidade de receber indulgência plenária, por motivo do Ano da Misericórdia, observando as regras para tal.

Além disso, no mesmo dia, o Cardeal Damasceno fará a inauguração do Espaço do Peregrino Irmã Odete, em homenagem à religiosa que trabalhava na instituição e que foi assassinada nas dependências da fazenda, no ano passado, durante um assalto.

A Fazenda da Esperança

A Fazenda da Esperança é formada por comunidades terapêuticas, com mais de 30 anos de experiência, as quais acolhem homens e mulheres que buscam sair da dependência das drogas e do álcool.

Atualmente, está presente em 17 países, como Alemanha, Filipinas, Moçambique, Angola, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Rússia, Suíça, Itália. No Brasil, são 80 unidades.

O reconhecimento do carisma da Esperança se deu em maio de 2010. O encontro com este carisma acontece através das experiências que os recuperandos vivem e compartilham.

A unidade da Fazenda da Esperança de Guaratinguetá, que é referência para o trabalho realizado pela instituição em todo o mundo, recebeu a visita do Papa Bento XVI em 2007.

O Pontífice afirmou que o seu carisma motiva os recuperandos a se transformarem em “homens novos” e “mulheres novas” e, portanto, a assumirem a missão de “levar a Esperança, Jesus Cristo, ao maior número de jovens do mundo inteiro”.

Confira também: