A Paróquia do Sagrado Coração de Maria, em Boulder, Colorado, Estados Unidos, foi pichada com frases contra os católicos e a favor do aborto, na noite de 3 de maio. O ato aconteceu um dia após o vazamento de um documento que fala sobre uma possível anulação da decisão que legalizou o aborto nos EUA.

Esta é a segunda vez em sete meses que a paróquia é alvo de pichações pró-aborto. Desta vez, o ato de vandalismo coincidiu com o vazamento de um rascunho de parecer majoritário da Suprema Corte dos Estados Unidos, sugerindo que a Corte se inclinaria a derrubar a decisão sobre o caso Roe x Wade, que legalizou o aborto no país em 1973.

Em 2 de maio, o site americano POLITICO vazou um rascunho de parecer de maioria de cinco juízes que fala sobre uma possível anulação de decisões anteriores proferidas pela Suprema Corte Federal em favor do aborto legal. Se a decisão se mantiver, espera-se que mais de uma dúzia de estados proíbam imediatamente o aborto.

A arquidiocese de Denver compartilhou com a CNA, agência em inglês do grupo ACI, fotos do ato de vandalismo, que mostram mensagens vulgares e de ódio pichadas com spray na fachada da paróquia.

Algumas mensagens insultam o Estado e a Igreja, outras expõem inúmeras inscrições como You don’t speak 4 God (Você não fala por por Deus), e frases a favor do aborto como My Body My Choice (Meu corpo, minha escolha). Há também uma que parece ser um "A", que geralmente simboliza grupos anarquistas.

As mensagens estão escritas nas portas da igreja, em várias paredes exteriores e numa caminhonete branca no pátio de estacionamento da paróquia. Pelo menos uma das janelas externas da igreja parece estar quebrada. Uma estátua da igreja também foi atacada com pichações vermelhas.

Em uma publicação no Facebook, um usuário postou uma foto mostrando a igreja sendo limpa.

Mark Haas, porta-voz da arquidiocese de Denver, disse à CNA que a arquidiocese viu pelo menos 30 incidentes de vandalismo, destruição de propriedade e roubo desde fevereiro de 2020. A catedral Basílica da Imaculada Conceição em Denver foi atacada com frases contra os católicos em outubro 2021.

O departamento do xerife do condado de Boulder foi chamado para investigar o ato de vandalismo.

Em setembro de 2021, os vândalos fizeram várias pichações na paróquia do Sagrado Coração de Maria, como, por exemplo, "Jesus ama o aborto", "fora às proibições de nossos corpos", "tirem as mãos do meu útero", entre outros como o símbolo da anarquia.

Na época, a paróquia tinha 4 mil pequenas cruzes brancas no gramado da frente, cada uma representando um bebê abortado todos os dias nos Estados Unidos. Vândalos pisotearam e profanaram pelo menos metade das cruzes. As autoridades de Boulder não anunciaram nenhum suspeito relacionado a esse incidente.

O Colorado, que permite o aborto até o nascimento, tem uma das leis de aborto mais permissivas do país, codificadas pelo governador Jared Polis no início deste ano.

Warren Hern, um abortista que fez milhares de abortos tardios, é dono de uma clínica abortista em Boulder.

Os relatos de vandalismo em igrejas e outros locais católicos parecem ter aumentado nos últimos anos, em meio à pandemia, protestos políticos e distúrbios civis.

Enquanto alguns crimes contra as igrejas parecem ser cometidos por pessoas com doenças mentais ou menores, outros crimes parecem ser motivados pelo apoio ao aborto ou ódio contra os católicos e a Igreja.

No final de fevereiro deste anos, foram divulgados alguns relatórios sobre vandalismo em edifícios de igrejas católicas, escolas e cemitérios.

Confira também:

Mais em