O Papa Francisco presidiu na manhã de segunda-feira, 9, (hora local) a Missa em que ordenou ao novo Bispo Auxiliar de Roma, Dom Angelo de Donatis. A Eucaristia se celebrou na Basílica de São João de Latrão.

Ao pronunciar a homilia ritual para as ordenações episcopais, o Papa animou Dom Donatis a proclamar “a palavra de Deus a tempo e a destempo; chama a atenção, mas sempre com doçura; exorta com toda paciência e desejo de edificar. Suas palavras sejam simples, que todos entendam, que não sejam longas homilias”.

“Permito-me te dizer: recorde-se de seu pai, como ficou feliz por ter encontrado perto de onde se estava outra paróquia onde se celebrava a missa sem a homilia! Que as homilias sejam a transmissão da graça de Deus: simples, que todos entendam e todos tenham a vontade de se tornar melhores”, disse.

O Santo Padre recordou que efetivamente, no ministério do Bispo “Cristo não cessa de anunciar o Evangelho e de oferecer aos crentes os mistérios da fé. É Ele que, pelo múnus paterno do Bispo, acrescenta novos membros ao seu Corpo, que é a Igreja. É Ele que, pela sabedoria e prudência do Bispo, vos conduz, ao longo da peregrinação terrena, para a felicidade eterna”.

“Quanto a ti, querido irmão, eleito pelo Senhor, recorda que foste escolhido entre os seres homens para lhes servir nas coisas de Deus. De fato, o episcopado é nome de um serviço, não de uma honra; porque ao Bispo compete mais o servir do que o dominar, segundo o mandato do Mestre: o maior entre vocês deve fazer-se o menor, e o que governa, como aquele que serve”, prosseguiu.

Deste modo, o Pontífice encorajou o novo Bispo a cuidar da Igreja de Roma sendo “fiel dispensador dos mistérios de Cristo. Eleito pelo Pai para governar sua família, tenha sempre ante seus olhos o Bom Pastor, que conhece suas ovelhas e é conhecido por elas, e que não hesitou em dar a vida pelo rebanho”.

“Próximo ao início do Ano da Misericórdia, peço-lhe – como irmão – que seja misericordioso. A Igreja e o mundo precisam de muita misericórdia. Ensine aos presbíteros, aos seminaristas o caminho da misericórdia. Com palavras, sim, mas, sobretudo, com suas atitudes. A misericórdia do Pai que sempre recebe, que sempre tem espaço em seu coração, jamais expulsa alguém. Espera sempre. Isto lhe desejo: muita misericórdia”.

Dom Angelo de Donatis nasceu em 1954 na província italiana do Lecce. Foi ordenado sacerdote em 1980 e desde 1983 está incardinado na Diocese de Roma sendo membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Na Quaresma de 2014, foi o encarregado das meditações para os exercícios espirituais da Cúria Romana, dos quais o Papa participou.

O novo Prelado escolheu como lema episcopal “Nihil Caritate dulcis” (Nada é mais doce que a caridade) e sua primeira Missa como Bispo será no domingo 15 de novembro na Igreja São Marco Evangelista no Campidoglio, onde era pároco.