Andraya Yearwood, um adolescente norte-americano de 15 anos que se identifica como mulher, gerou controvérsia após vencer competições escolares de atletismo nas categorias de 100 e 200 metros em Connecticut, nos Estados Unidos.

Na semana passada, Yearwood, estudante do ensino médio em Cromwell, ganhou as competições femininas de 100 e de 200 metros na categoria M da Conferência Atlética Interescolar de Connecticut (CIAC, na sigla em inglês), com tempos com os quais não teria passado dos últimos lugares na categoria masculina.

Até abril deste ano, Yearwood não havia feito nenhuma cirurgia de mudança de sexo ou terapia hormonal. Mesmo assim, permitiram que participasse nas categorias femininas.

A CIAC permite que estudantes “transgênero” participem destas competições de acordo com as leis do estado de Connecticut, que proíbem a discriminação com base na “identidade de gênero ou expressão de gênero”.

Kate Hall, jovem estudante do ensino médio de Stonington que ganhou a corrida dos 100 metros no ano passado, ficou em segundo lugar este ano, atrás de Yearwood.

“É frustrante”, reconheceu Hall em declarações recolhidas pelo jornal ‘The Day’ e admitiu que não pode expressar amplamente suas críticas.

“Agora as coisas são assim, eu realmente não posso dizer o que quero dizer, mas não há muito que se possa fazer sobre isso”, lamentou.

Yearwood, por sua parte, disse que “esperava” ganhar as competições femininas. “Sempre cheguei em primeiro lugar, então de certa maneira eu já esperava. Realmente me sinto orgulhosa”, disse ao ‘The Day’.

A mãe de Yearwood, Ngozi Nnaji, defendeu a participação do seu filho em competições femininas, embora os críticos dissessem que isto “é injusto e não é correto”.

“A minha resposta a isso é: ‘Por que não?’. Ela está competindo, praticando, fazendo de tudo e se apresentando e sobressaindo devido às suas habilidades. E isso é o suficiente. Deixem ela fazer isso e que se sinta orgulhosa disso”, disse ao jornal ‘The Day’.

Yearwood terminou os 100 metros em 12,66 segundos e os 200 metros em 26,08 segundos. Os tempos dos últimos lugares na categoria masculina foram 11,73 segundos e 25,59 segundos para os 100 e 200 metros, respectivamente.

Em um artigo publicado no ‘Hartford Courant’ em 1º de junho, o jornalista Jeff Jacobs assinalou que “Yearwood não passou por nenhum tratamento hormonal no longo processo para a cirurgia de troca de sexo, correu mais rápido do que as demais em dois títulos de categorias estaduais. Foi justo? Sobre uma base competitiva biologicamente, não foi justo”.

“A humanidade deve ser levada em consideração. Assim como a biologia. Para mim, alguém que observou esportes e escreveu sobre todos os tipos de atletas durante quatro décadas, a integridade da competição estadual para estas duas corridas ficou comprometida”, lamentou.

Confira também:

Mais em