Um homem acusado de tentar entrar com galões de gasolina e um isqueiro na Catedral de São Patrício em Nova York (Estados Unidos) em abril deste ano, foi considerado incapaz de responder judicialmente, devido a sua saúde mental.

A polícia prendeu Marc Lamparello na noite de quarta-feira, 17 de abril, quando tentava entrar na catedral. Depois, descobriram que ele tinha um carro por perto para escapar do local.

O sujeito, de 37 anos e oriundo de Nova Jersey, está fazendo doutorado na Universidade da Cidade de Nova York.

Um psiquiatra nomeado pelo tribunal, indicou que o homem é mentalmente incapaz de responder judicialmente, segundo seu advogado Chris DiLorenzo que também disse no dia 14 de maio que Lamparello sofre com esquizofrenia e que deixou de tomar seus medicamentos no dia da suposta tentativa de incêndio.

O procurador assistente do distrito, David Stuart, disse que seu gabinete revisará os resultados e determinará como proceder com o caso, informou o New York Post.

Os promotores de Manhattan acusaram Lamparello, no dia do incidente, de tentativa de incêndio intencional e imprudência. O suspeito permanecerá na prisão do Bellevue Hospital Center esperando uma audiência no Tribunal em 7 de junho, de acordo com os relatórios da North Jersey Record.

A aparente tentativa de incêndio de Lamparello ocorreu dois dias depois de um grande incêndio ter destruído o telhado da Catedral de Notre Dame, em Paris. A causa desse incêndio ainda não foi determinada, mas a polícia suspeita que tenha sido um acidente.

Lamparello também foi professor substituto de filosofia no Lehman College no Bronx e também ensinou na Universidade Seton Hall. Publicou um livro de mais de 400 páginas sobre filosofia em 2016.

Um amigo da família de Lamparello descreveu-os no New York Post como "uma boa família religiosa" e "católicos conservadores".

Segundo a polícia de Nova York, o homem tinha quatro galões de gasolina, duas latas de líquido inflamável e dois isqueiros. Os seguranças da catedral o impediram de entrar, mas ao falar com a equipe de segurança, um pouco de gasolina foi derramado no chão.

Quando a polícia lhe perguntou por que tentava levar galões de gasolina para a maior igreja católica da cidade de Nova York, Lamparello deu “respostas inconsistentes”.

A comissão adjunta do Departamento de Polícia de Nova York, John Miller, disse aos repórteres na quarta-feira à noite que o homem finalmente disse à polícia que estava “atravessando a catedral para chegar a Madison Avenue; que seu carro tinha ficado sem gasolina”.

Depois que a polícia inspecionou sua minivan e descobriu que não estava sem gasolina, foi colocado sob custódia.

A tentativa de incêndio foi a segunda vez na mesma semana que o homem foi preso em uma catedral católica. No início da semana, Lamparello havia sido preso por se recusar a deixar a Basílica Catedral do Sagrado Coração, em Newark, Nova Jersey.

Lamparello já havia sido preso anteriormente por invadir propriedade privada e embriaguez em vias públicas.

Em 17 de abril, dia do incidente, a polícia de Nova York confirmou que o sujeito havia comprado recentemente uma passagem de avião de ida para Roma, com embarque marcado para a noite de quinta-feira, 18 de abril. Também havia reservado um quarto de hotel perto da Basílica de São Pedro.

Confira também:

 

Mais em