Um homem interrompeu a celebração da Missa no último domingo, 15 de novembro, na Igreja da Sagrada Família, no Entroncamento (Portugal), com falas contra a presença dos cristãos na África e, em seguida, mandou o sacerdote “calar a boca”.

A celebração eucarística estava sendo transmitida ao vivo pelo Facebook da Paróquia, bem como pelos meios locais Entroncamentoonline e Rádio Voz do Entroncamento.

Enquanto um fiel entoava o salmo, o homem se dirigiu ao ambão, interrompeu-o e afirmou: “Vocês têm de sair de África. Não queremos cristianismo em África. Queremos construir a nossa África”.

Quando Padre Luciano Oliveira tentou afastar o homem, este se dirigiu ao sacerdote dizendo: “Cala a boca”. Em seguida, desligaram o microfone, mas o indivíduo continuou falando.

O sacerdote, então, foi à sacristia pegar um celular e chamou a polícia. Quando esta chegou, o homem já estava esperando no exterior do templo.

Em um comunicado, a polícia informou que ao chegar ao loca, os policiais “foram de imediato abordados por um cidadão, que os informou ter interrompido a celebração eucarística, pedindo muitas desculpas pelo ato”.

“O mesmo cidadão justificou o seu comportamento por não se encontrar bem, nomeadamente por ter ingerido bebidas alcoólicas”, afirma o comunicado.

Como a celebração já havia sido retomada, o homem foi identificado pela polícia e “encaminhado ao seu domicílio”.

Em declarações ao site ‘mediotejo.net’, Pe. Luciano Oliveira expressou que, apesar do incomodo, ficou aliviado por não ter acontecido nada mais grave.

“Imagine-se se ele tivesse uma arma? Estivemos ali mais de dez minutos a ouvi-lo dizer o que queria, a gritar e a chamar nomes a toda a gente…”, afirmou o sacerdote.

Confira também: