Um homem foi preso tentando entrar com galões de gasolina na Catedral de São Patrício, na cidade de Nova York (Estados Unidos), durante a noite de quarta-feira, 17 de abril.

Um porta-voz da Arquidiocese de Nova York disse à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que “o indivíduo foi detido quando tentava ingressar na catedral” antes de ser entregue à polícia.

O homem foi preso por seguranças da catedral por volta das 20h (hora local) e foi colocado sob custódia policial por agentes do Comando de Resposta Crítica do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD, na sigla em inglês). A polícia disse que tinha um carro perto para escapar do local.

Segundo a polícia de Nova York, o homem tinha quatro galões de gasolina, duas latas de líquido inflamável e dois isqueiros. Os seguranças da catedral o impediu de entrar, mas ao falar com o a equipe de segurança, um pouco de gasolina foi derramado no chão.

NBC New York identificou o homem como Marc Lamparello, de 37 anos e oriundo de Hasbrouck Heights, Nova Jersey.

Quando a polícia lhe perguntou por que tentava levar galões de gasolina para a maior igreja católica da cidade de Nova York, Lamparello deu “respostas inconsistentes”.

A comissão adjunta do Departamento de Polícia de Nova York, John Miller, disse aos repórteres na quarta-feira à noite que o homem finalmente disse à polícia que estava “atravessando a catedral para chegar a Madison Avenue; que seu carro tinha ficado sem gasolina”.

Depois que a polícia inspecionou sua minivan e descobriu que não estava sem gasolina, foi colocado sob custódia.

Acredita-se que Lamparello está “mentalmente transtornado”, disseram fontes policiais. Ao menos até 2013, trabalhou como diretor de música em uma paróquia de Nova Jersey, como professor adjunto de filosofia e tem um diploma em filosofia por Boston College.

A polícia indicou que não estabeleceram o motivo ainda não acusaram de crime Lamparello, o qual foi descrito como “conhecido pela polícia”.

A última Missa programada na catedral para a quarta-feira foi celebrada às 17h30, segundo o site do templo.

Na terça-feira, 16 de abril, o Cardeal Timothy Dolan, da cidade de Nova York, expressou sua preocupação com a segurança da Catedral de São Patrício, que, como a Catedral de Notre Dame de Paris, também tem um teto de madeira.

“Pensei em São Patrício. Disse: ‘Oh, meu Deus, estamos a salvo?’”, disse o Cardeal Dolan sobre o incêndio de Paris.

A Catedral de São Patrício foi submetida recentemente a um projeto de restauração de 117 milhões de dólares, que incluiu novos recursos de segurança contra incêndio.

“Graças a Deus, o FDNY foi extraordinariamente atento e serviçal, porque também temos um teto de madeira”, disse o Cardeal Dolan.

Confira também: