Hoje (28), a Igreja Católica celebra são Pedro Poveda Castroverde, padre, educador, escritor e fundador da Instituição Teresiana. O padre Poveda foi assassinado por ódio à fé durante a guerra civil espanhola.

Pedro José Luis Francisco Javier Poveda Castroverde nasceu em Linares, Jaén, Espanha, em 3 de dezembro de 1874. Ingressou no seminário em sua cidade natal e concluiu seus estudos em Guadix, onde foi ordenado sacerdote em 1897.

A vida sacerdotal de são Pedro Poveda se caracterizou por seu intenso trabalho humanístico e pedagógico, tanto dedicado à educação dos mais necessitados quanto à formação de leigos comprometidos com os valores cristãos. Participou também na assistência aos peregrinos da Igreja Colegial de Covadonga, Astúrias, enquanto exercia ali o cargo de cônego, em 1906..

Estendendo a cultura cristã

A partir de 1911, padre Poveda dedicou-se à fundação de academias e centros pedagógicos que mais tarde formariam o que é conhecido como Instituição Teresiana.

A Instituição Teresiana é uma associação internacional de profissionais leigos católicos dedicados à promoção de centros educativos de diferentes níveis (escolas e universidades), centros culturais, centros de assistência social e editoras. A Instituição Teresiana tem a aprovação pontifícia concedida pelo papa Pio XI, em 11 de janeiro de 1924.

Sacerdote prudente e audacioso, pacífico e aberto ao diálogo com todas as posições, padre Poveda teve de enfrentar os tempos sombrios da guerra civil espanhola, no contexto do qual ocorreu uma terrível perseguição contra os católicos.

Em primeiro lugar: padre

O padre Poveda foi preso em 27 de julho de 1936 em sua casa em Madri, situada na rua Alameda nº 8. Horas depois, na madrugada de 28 de julho, entregou sua vida por causa fé. Ele foi fuzilado no Cemitério da Almudena.

“Eu sou um sacerdote de Cristo”, disse o santo em voz alta, repetidas vezes, para aqueles que o detiveram e o conduziram ao sacrifício.

São Pedro Poveda Castroverde foi canonizado pelo papa são João Paulo II em 4 de maio de 2003, durante a visita do papa polonês à Espanha.