Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, começa a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que tem como tema "Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos", passagem tirada do Evangelho de São João, que trata da videira, os ramos e a importância de estarmos unidos no amor de Deus.

Há alguns anos, o Conselho Ecumênico de Igrejas e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos encomendam os materiais de oração para esta semana, que será realizada até 25 de janeiro, a várias igrejas denominacionais e comunidades eclesiais de alguma região geográfica.

Nesta ocasião, para a semana de oração de 2021, pediram à comunidade monástica feminina de Grandchamp, na Suíça.

“O tema que foi escolhido - Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos - está baseado em João 15,1-17 e expressa a vocação para a oração, reconciliação e unidade na Igreja e na família humana, presente na Comunidade de Grandchamp”, indica o folheto com os materiais para esta celebração.

O material propõe uma série de orações, reflexões e esquemas de celebração, entre outros, para os oito dias da semana de oração.

Para cada um, também é sugerido um tema de reflexão acompanhado de uma passagem bíblica:

Dia 1: Chamado por Deus: “Vós não me escolhestes, eu vos escolhi” (Jo 15, 16a).

Dia 2: Amadurecendo internamente: "Permanecei em mim, como permaneço em vós" (Jo 15, 4a).

Dia 3: Formando um só corpo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15, 12b).

Dia 4: Orando juntos: "Já não vos chamo servos… chamo-vos amigos" (João 15, 15).

Dia 5: Deixando-se transformar pela Palavra: “Vós já estais purificados pela palavra” (cf. Jo 15, 3).

Dia 6: Acolhendo outros: “Ide produzir frutos, frutos que permaneçam” (cf. Jo 15, 16b).

Dia 7: Crescendo na unidade: “Eu sou a vinha, vós sois os sarmentos” (João 15, 5a).

Dia 8: Reconciliando com toda a criação: “Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita” (João 15, 11).

Vatican News explica que este ano, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos “será realizada sob as regras anti-Covid. Embora a pandemia continue se espalhando por todo o mundo, o Conselho Ecumênico de Igrejas informa que estão realizando os preparativos finais para um dos maiores eventos de oração do mundo que reúne comunidades cristãs de muitas tradições nos cinco continentes”.

O material também inclui uma série de datas importantes para a unidade dos cristãos e lembra aqueles que realizaram as reflexões de outros anos desde 1968.

As datas da celebração desta semana foram propostas em 1908 pelo anglicano Paul Watson para abranger o período entre a festa de São Pedro e a de São Paulo, que têm um profundo significado.

No hemisfério sul, onde janeiro é período de férias de verão, explicam, “as igrejas frequentemente adotam outras datas para celebrar a Semana de Oração, por exemplo em torno de Pentecostes (sugerido pelo movimento Fé e Ordem em 1926), o que representa também outra data significativa para a unidade da Igreja”.

No âmbito dessas celebrações, o Papa Francisco presidirá a oração das Vésperas às 17h30 (hora de Roma) na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, na segunda-feira, 25 de janeiro, dia da solenidade da conversão do apóstolo São Paulo.

Como se recorda, São Paulo - então conhecido como Saulo - foi derrubado do cavalo na estrada de Damasco pelo próprio Jesus por uma luz do céu que brilhou sobre ele e seus companheiros, ficou cego e então decidiu se tornar um cristão

Mais em

Para acessar os Materiais da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e para o resto do ano de 2021, clique AQUI.

Confira também: