Neste domingo, 18 de outubro, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Lucas Evangelista. Ele é o autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, e é o que mais fala sobre a Virgem Maria. Médico, tornou-se também padroeiro desses profissionais.

São Lucas, cujo nome significa “portador de luz”, foi introduzido na fé por volta do ano 40. Ele nunca conheceu Jesus, mas a São Paulo, de quem foi discípulo. Ele foi educado na literatura e na medicina. É o único escritor do Novo Testamento que não é israelense e dirigiu sua mensagem aos cristãos gentios. 

No prólogo de seu Evangelho, diz que o escreveu para que os cristãos conhecessem melhor as verdades nas quais tinham sido instruídos. Era, acima de tudo, um historiador e escrevia principalmente para os gregos.

São Lucas traça a biografia da Virgem e fala da infância de Jesus. Ele traz os segredos da Anunciação, da Visitação e do Natal, fazendo entender que tenha conhecido pessoalmente a Maria.

Em seu Evangelho, destaca o cuidado especial para com os pobres, os pecadores arrependidos e a oração.

A tradição diz que ele morreu como um mártir pendurado em uma árvore na Acaia. Ele é representado com um livro ou como um touro alado, pois inicia o Evangelho falando do templo, onde eram imolados os bois e começa com o sacrifício do sacerdote Zacarias.

Além dos médicos, São Lucas é padroeiro dos cirurgiões, solteiros, açougueiros, encadernadores, escultores, artistas notários e diz-se que ele também era um pintor da Virgem.