Os bispos franceses anunciaram que o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes foi elevado à categoria de santuário nacional e, portanto, dependerá da Conferência Episcopal Francesa.

Embora o anúncio tenha sido feito na semana passada, os bispos franceses tomaram a decisão em 11 de fevereiro de 2021, aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette. Nesse dia também foram promulgados os novos estatutos que regerão este local de peregrinação.

 

Lourdes era catalogado como santuário diocesano, agora será de responsabilidade da Conferência Episcopal. “Que Lourdes se converta em um santuário nacional, passará despercebido aos olhos dos peregrinos. Na prática, porém, isso significa que a Conferência Episcopal Francesa deverá envolver-se com maior atenção na organização e administração do santuário”, destacou o delegado apostólico para Lourdes, Dom Antoine Hérouard.

Dom Hérouard explicou que “existem três tipos de santuários: os diocesanos, que estão sob a responsabilidade do bispo local e são animados por uma diocese; os nacionais, cuja direção depende da conferência episcopal; e os internacionais, que são administrados e dirigidos diretamente por Roma”.

O também Bispo Auxiliar de Lille convidou os fiéis a peregrinarem a Lourdes.

“Os grandes santuários do mundo são santuários nacionais. Isso não significa que estejam reservados para o povo do país. O que se busca é receber da melhor forma todos aqueles que venham a Lourdes. A organização será gerida colegialmente através da Conferência dos Bispos da França”, destacou.

Os novos estatutos destacam o papel evangelizador do Santuário de Lourdes, levando em consideração a sua expansão e internacionalização. Por isso, os bispos decidiram se apropriar da pastoral e da administração deste lugar.

A iniciativa foi acolhida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, organismo do Vaticano encarregado da supervisão dos locais de peregrinação, conforme estipulado pelo Papa Francisco na carta apostólica sob a forma de motu proprio Sanctuarium in Ecclesia de 2017.

Entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858, a Virgem Maria apareceu 18 vezes à menina Bernadette Soubirous, na Gruta de Massabielle, na pequena cidade de Lourdes, no departamento dos Altos Pirineus, no sudoeste da França. Durante as aparições, Nossa Senhora se apresentou com as palavras "Eu sou a Imaculada Conceição".

Em 18 de janeiro de 1862, Dom Laurence, Bispo de Tarbes, reconheceu a autenticidade das aparições e fundou a “Obra da Gruta” a fim de arrecadar fundos para a construção de uma basílica. Em 1912, o Papa São Pio X confirmou a autoridade do Bispo e mudou o nome da diocese, que passou a se chamar Diocese de Tarbes e Lourdes.

É possível definir Lourdes com as palavras usadas no novo documento como “lugar de encontro: local do encontro entre Maria e Bernadette, encontro entre os doentes e os voluntários que vêm assisti-los, encontro entre todas as gerações, e encontro de diferentes países”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: