Em entrevista exclusiva concedida a ACI Digital, o Arcebispo de Denver, Dom Charles Chaput, assinalou que os hispânicos são fundamentais para a defesa do matrimônio e da família nos Estados Unidos.

Para o Prelado, "a família é a instituição mais importante da sociedade latina e é amplamente respeitada e protegida. É estranho na América Latina ver casais vivendo juntos que não tenham recebido o sacramento do Matrimônio".

"Infelizmente, muitos fatores fazem com que os hispânicos mudem seus modos de aproximar-se do matrimônio e a família quando emigram. Nos Estados Unidos, distintas situações relacionadas à imigração fazem que casais vivam juntos sem estarem casados e que muitos outros se vejam forçados à separação de suas famílias", prosseguiu.

Depois de explicar que os latinos nos Estados Unidos dão por descontado a importância do matrimônio e da família; e que por essa razão não têm um ministério para promover estas realidades; o Arcebispo indicou que existem alguns problemas que impedem aos hispânicos unir-se ao ativismo pró-vida nos Estados Unidos.

"Infelizmente, os meios em espanhol tendem a enfatizar que muitos políticos que promovem a família estão contra os imigrantes. Parece difícil encontrar autoridades que sejam pró-família e pró-vida; e que também seja pró-imigração" disse o Prelado e acrescentou que no país "a reforma migratória se percebe como parte de uma agenda liberal, enquanto que as ações pró-família se emolduram em uma agenda conservadora. Não duvido que uma grande percentagem de hispânicos se una às forças pró-família se estivessem mais bem informados".

Para Dom Chaput também é necessário despertar a energia política dos latinos nos Estados Unidos através dos meios de comunicação como a rádio e a televisão. "Educar as pessoas jovem e falar dos púlpitos a respeito também é crucial. Na Arquidiocese de Denver se celebram a cada semana 85 missas em espanhol. Pregar sobre os assuntos da família também é uma prioridade", indicou.

Em seguida o Arcebispo manifestou a importância que tem para as dioceses do país chegar às populações hispânicas. "A Arquidiocese de Denver é uma das poucas diocese -talvez a única- nos Estados Unidos que tem uma pessoa trabalhando em tempo integral no ministério da família para hispânicos. O posto é novo, mas confiamos em que boas coisas possam surgir dali para o futuro", expressou o Prelado.

Dom Chaput comentou em seguida que "defender o matrimônio e a família é uma das responsabilidades desta pessoa". Entre as iniciativas do ministério hispânico de sua Arquidiocese, o Prelado pôs como exemplo, além de um programa de defesa da vida para hispânicos e muitos outros mais, "um programa de rádio se uma hora à semana (Fé Católica Viva) em uma estação secular. Os assuntos familiares são comuns nele".

"O desafio está em pôr os assuntos relativos à família ao marco social, não só como um assunto religioso ou privado. Há muito por fazer ainda", concluiu.