O Comitê Organizador Local (COL) informou que o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 será apresentado nesta quarta-feira, 27 de janeiro, exatamente dois anos após o anúncio de que a capital portuguesa seria sede do encontro internacional dos jovens com o Papa.

A apresentação está marcada para as 11h (hora de Lisboa) e será feita através das redes sociais da JMJ, Facebook e Youtube, e do site lisboa2023.org, bem como de diversos meios de comunicação social que se juntam a este momento.

Também para este dia 27 de janeiro estava agendada a celebração de acolhimento dos símbolos da JMJ que, devido à pandemia, foi suspensa.

A Cruz peregrina e o ícone da Salus Populi Romani foram entregues à delegação portuguesa em 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei, durante uma celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano.

De acordo com os organizadores da JMJ, desde que chegaram a Lisboa, os símbolos têm permanecido na Sé e, assim que for possível, iniciarão uma peregrinação pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), comunidades portuguesas, Espanha e dioceses de Portugal.

A Jornada Mundial da Juventude foi instituída pela Papa São João Paulo II, em 1985. Trata-se de um dos maiores encontros internacionais organizados pela Igreja Católica, em que jovens de todo o mundo se encontram entre si e com o Papa.

A JMJ em nível internacional acontece a cada três anos e, nos demais anos, é realizada a Jornada em nível diocesano. Esta era celebrada sempre no Domingo de Ramos, mas, o Papa Francisco estabeleceu que a partir de 2021, passa a ser celebrada no Domingo de Cristo Rei.

A última JMJ em nível internacional aconteceu em 2019, no Panamá. Ao final desta, em 27 de janeiro daquele ano, o Papa Francisco anunciou que a próxima Jornada será em Lisboa e, inicialmente ocorreria em 2022. Porém, devido à pandemia de Covid-19, foi adiada para o verão de 2023.

Enquanto isso, a organização do evento vai dando alguns passos no preparativo do encontro dos jovens com o Papa. Por exemplo, o logotipo e o site oficial da JMJ 2023 foram apresentados em 16 de outubro de 2020, dia da eleição do Papa São João Paulo II.

A inspiração para a execução destes elementos foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da JMJ Lisboa – “Maria levantou-se e partiu apressadamente”(Lc 1, 39) – e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.

Além disso, no dia 21 de novembro do ano passado, foi revelada a oração oficial da Jornada. Nesta prece, os jovens se dirigem a Nossa Senhora da Visitação, pedindo à Virgem para que a JMJ “seja ocasião de testemunho e partilha, convivência e ação de graças”.

Confira também: