A Companhia Hasbro passará a vender os famosos brinquedos "Senhor e Senhora Cabeça de Batata", que na ficção constituem uma família, ignorando a sua identidade sexual e convertendo-os "em gênero neutro", com o fim de romper com a representação familiar tradicional e acrescentar a possibilidade de ter casais do mesmo sexo e um bebê.

Embora a empresa tenha desmentido as informações de que não venderá mais "Senhor e Senhora Cabeça de Batata”, um executivo da empresa disse a uma revista de líderes empresariais progressistas que a tradição da marca até agora era “limitante”, devido à forma como se apresentava a “identidade de gênero” e a estrutura familiar.

"A cultura evoluiu", disse Kimberly Boyd, vice-presidente sênior e gerente-geral da Hasbro, à revista Fast Company, em 25 de fevereiro.

“As crianças querem poder representar as suas próprias experiências. A forma como a marca existe atualmente, com o 'Sr.' e a 'Sra.' é limitante no que diz respeito à identidade de gênero e à estrutura familiar”, disse.

“As crianças gostam de enfeitar o brinquedo e depois representar cenários de sua vida. Isso geralmente assume a forma de criar pequenas famílias de batatas, porque estão aprendendo o que significa estar em uma família”, acrescentou Boyd.

As imagens de divulgação da nova linha de brinquedos contêm uma “cabeça de batata bebê” em três imagens distintas: uma em que os pais do brinquedo aparecem como um homem e uma mulher, outra em que aparecem como mulher e mulher e uma terceira onde aparecem como um homem e um homem.

Hasbro também produziu uma imagem animada de dois bonecos com cabeça de batata e uma cabeça de batata bebê. Um dos bonecos muda entre suas características masculinas, enquanto o outro alterna entre características e acessórios masculinos e femininos.

A companhia de brinquedos respondeu às afirmações de que o Senhor e a Senhora Cabeça de Batata mudariam seus nomes.

Em uma publicação no Twitter de 25 de fevereiro, com vários trocadilhos relacionados com as batatas, a empresa de brinquedos Hasbro disse: “O Senhor Cabeça de Batata não vai embora! Embora tenha sido anunciado hoje que a marca e o logotipo do Cabeça de Batata estão removendo o 'Senhor', estou feliz em confirmar que o Senhor e a Senhora Cabeça de Batata não vão embora e continuarão sendo o Senhor e a Senhora Cabeça de Batata”.

Uma reportagem da revista de negócios norte-americana Fast Company sobre os novos desenvolvimentos do brinquedo clássico argumenta que deixar o “Sr. e a Sra." é uma mudança que significa que "os brinquedos não impõem uma noção fixa de identidade ou expressão de gênero, libertando as crianças para fazerem o que lhes pareça mais natural".

Evitar uma "estrutura familiar normativa" nos conjuntos de caixas, dizia o artigo, é uma abordagem "inteligente porque permite que as crianças projetem suas próprias ideias sobre gênero, sexualidade e família no brinquedo, sem necessariamente ofender os pais que têm noções mais conservadoras sobre a família”.

O público-alvo da revista Fast Company inclui líderes empresariais progressistas. Sua história sobre o brinquedo da cabeça de batata argumenta que os brinquedos tradicionais e as histórias sobre relacionamentos e famílias "podem ser confusos para as crianças que vivem em ambientes progressistas, onde são expostas a muitas estruturas familiares diferentes".

O Censo americano registra 980 mil “famílias” de casais com parceiros do mesmo sexo nos Estados Unidos, 1,5% do total. Aproximadamente 58% dessas se consideram casadas. Essas “famílias” têm aproximadamente a metade de probabilidades de criar crianças em relação aos lares de homens e mulheres casados. Em geral, cerca de 180 mil “famílias” de casais do mesmo sexo criam menores de 18 anos.

As “famílias” com parceiros do mesmo sexo são mais prevalentes na área de São Francisco-Oakland-Berkeley, onde representam aproximadamente 2,8% do total.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: