Depois de alguns dias de tensão entre a Conferência Episcopal Francesa (CEF) e o governo de Emmanuel Macron, um novo protocolo para a participação dos fiéis nas Missas foi apresentado na quarta-feira, 2 de dezembro.

A nova medida impõe uma distância de dois lugares entre cada fiel ou família, além de deixar livre um banco na frente e um banco atrás. Esta medida de distanciamento é válida para os domingos, 6 e 13 de dezembro de 2020.

No dia 15 de dezembro, o governo vai avaliar a situação da saúde no país e apresentar um protocolo para as festas de fim de ano e festa de Natal. Os bispos esperam que as medidas relativas ao culto sejam moderadas para que as igrejas possam acolher as pessoas que se reúnem para celebrar o nascimento do Salvador.

A Conferência Episcopal Francesa qualificou esta nova disposição como "realista" e de acordo com os diálogos mantidos entre os representantes dos cultos e os poderes públicos.

Emmanuel Macron, presidente da França, havia anunciado dias anteriores que o país entraria em uma nova etapa na luta contra a pandemia. Como estratégia, estava a limitação de 30 pessoas nas igrejas independente da capacidade do templo.

Diante desse anúncio, os bispos franceses entraram com uma ação no Conselho de Estado, alegando que essa medida era desrespeitosa à realidade da prática religiosa dos católicos e irrealista. O descontentamento dos prelados foi ouvido por um juiz do alto tribunal, que ordenou ao governo que mudasse aquela medida que ele mesmo considerou "desproporcional".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: