A Food and Drug Administration (FDA), órgão do governo americano que regulamento alimentos e medicamentos,passou a permitir que farmácias vendam o abortivo mifepristonana terça (3).

 

A mifepristona é a primeira das duas pílulas usadas em um aborto químico. A droga funciona cortando os nutrientes necessários para o bebê. A segunda droga, misoprostol, tomada de 24 a 48 horas depois, induz contrações que expelem o bebê morto.  

 

Depois que a Suprema Corte dos EUA derrubou a sentença do caso Roe x Wade, que liberou o aborto no país em 1973, as pílulas abortivas passaram a representar mais da metade dos abortos nos EUA, segundo o jornal The New York Times.

 

Até o dia 2 de janeiro, a FDA só permitia que médicos, clínicas e algumas farmácias por correspondência fornecessem a mifepristona. Agora, qualquer paciente com receita médica pode comprar a droga em uam farmácia comum.

Pílulas abortivas ainda têm uso controlado e alguns Estados. Elas são ilegais após a sétima semana de gravidez no Texas e após a décima semana em Indiana, segundo o Instituto Guttmacher. Dos 50 Estados dos EUA, 29 exigem que as pílulas abortivas sejam administradas por médicos e 18 estados exigem que um médico esteja fisicamente presente quando as pílulas são administradas.

Confira também: