O Ministro Secretário Geral da Presidência, Eduardo Dockendorff, depois de reunir-se com o Presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom. Alejandro Goic, assinalou à imprensa que o governo não modificará sua polêmica campanha contra a AIDS que apresenta os preservativos como o único meio de prevenção.

Ao sair da reunião, Dockendorff afirmou à imprensa que "a campanha já teve início, está em andamento e sobre isto não temos nada mais que comentar nem modificar".

Embora tenha dito acolher e respeitar as opiniões da Igreja Católica, o funcionário argüiu que o compromisso do governo é "com a saúde da população" mas, paradoxalmente, insistiu que não seguirá o conselho de Dom. Goic sobre a necessidade de concentrar a mensagem na abstinência ou a fidelidade.

A campanha em questão tem como lema "Frente ao sexo e à AIDS eu tenho uma postura: usar camisinha". Dois canais de televisão chilenos se negaram a transmitir as propagandas da campanha e a Igreja Católica está promovendo uma iniciativa própria, onde recomenda além de recorrer a testes de detecção de AIDS.

Há alguns dias, o Comitê Permanente da Conferência Episcopal publicou um comunicado intitulado "Que sociedade queremos?" no qual explica que ao limitar a prevenção ao uso de preservativos se atenta "contra a liberdade" porque não dão mais opções.