A ginasta olímpica americana Grace McCallum é uma jovem católica que levará suas habilidades e sua fé em Cristo aos jogos olímpicos de Tóquio, no Japão.

Os XXXII Jogos Olímpicos da história moderna serão realizados na cidade de Tóquio, entre 23 de julho e 8 de agosto deste ano. A competição esportiva mais importantes do mundo estava programada para 2020, mas foi adiada para o 2021 devido às medidas de combate à pandemia da covid-19.

Grace, de 18 anos, é uma das seis atletas da equipe de ginástica feminina dos Estados Unidos. Nascida em Isanti, no estado americano de Minnesota, Grace é filha de Sandy e Ed McCallum, e tem cinco irmãos. A família McCallum pertence à paróquia de Santa Elizabeth Ann Seton, na cidade de Isanti, mas também frequenta a igreja de São Patrício, em Oak Grove.

Segundo a revista católica Central Minnesota Catholic em 2019, Grace não viaja a nenhum lugar sem levar seu terço e uma cruz especial, herança da avó. Sua mãe disse à revista que sua filha “viaja com essas coisas para ter paz e calma”.

A família McCallum valoriza o poder da oração. Sua mãe, Sandy, afirmou que a oração é fundamental para a filha. É “uma daquelas áreas que consideramos que ´mantém ela concentrada´. Que continue rezando, porque realmente faz a diferença”.

Sandy afirmou que não há nada mais significativo para sua filha do que as pessoas que vêm e dizem que estão orando por ela, pois a ginástica é um esporte muito difícil.

Ela contou que, em 2019, durante os campeonatos realizados nos Estados Unidos, Grace e toda sua família rezaram pedindo a intercessão de Santa Filomena, a santa do crisma de Grace. O dia 11 de agosto, dia da festa de Santa Filomena, foi também o segundo dia da competição naquele ano, na qual Grace conquistou a medalha de bronze. Sandy disse que “foi genial” que o sucesso de Grace fosse coroado no dia da santa.

Grace é consciente do talento que Deus lhe deu para a ginástica. “Preciso usá-lo e não desperdiça-lo”, disse a jovem.

Sua mãe sempre viaja acompanhando a filha nas competições, embora a única coisa que a motiva é ir à igreja. “Eu encontro uma igreja perto, porque me ajuda a me concentrar e posso estar ali para a Grace”, disse.

Confira também: