No último fim de semana foram ordenados sacerdotes Juan e Pedro Mercado, dois diáconos gêmeos que nasceram no Texas (Estados Unidos). Esta é sua história.

No sábado, 21 de abril, Pedro e Juan receberam o sacramento da Ordem Sacerdotal de Dom James A. Tamayo, Bispo de Laredo, na Catedral de Santo Agostinho.

“Eu sabia que havia recebido o ‘chamado’ quando simplesmente perguntei a Deus um sábado à tarde, em agosto de 2003 (tinha 17 anos), se Ele queria que eu fosse sacerdote. No Evangelho do dia, Jesus chamava Pedro a ser ‘pescador de homens’. Como o meu nome é ‘Pedro’, entendi isso como a resposta a minha oração e pergunta”, contou o Pe. Pedro em uma entrevista à Diocese de Laredo.

Juan e Pedro Mercado / Crédito: Diocese de Laredo

Por sua parte, Pe. Juan assegurou que discerniu a sua vocação aos 15 anos, apesar de ter se afastado da Igreja por mais de sete anos.

“Na verdade, a minha família me incentivava. Eu me aproximei de um sacerdote oblato. Ele tinha aproximadamente 83 ou 85 anos e começamos a conversar. Então, durante três anos, discerni a minha vocação. Acho que uma maneira de descrevê-lo é com a frase de Santo Agostinho: ‘Senhor, inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em ti’. Isso é algo que eu falei com a minha mãe”, disse o Pe. Juan.

Os irmãos nasceram em Harlingen, no Texas, em 1º de março de 1986, e foram criados na cidade de Brownsville.

Depois de concluírem o ensino médio, Juan entrou no seminário em 2004 e completou seus estudos em maio de 2017. Anteriormente, estudava e trabalhava lavando louça e era diretor dos jovens em uma paróquia.

Juan e Pedro Mercado / Crédito: Diocese de Laredo

“Nós nos juntamos à diocese em 2004, depois te completar o ensino médio. Eu estive lá durante seis anos e meio. Em dezembro de 2010, deixei o seminário durante alguns anos; e depois de um ou dois anos, o meu irmão também deixou”, lamentou o sacerdote.

Algum tempo depois, quando trabalhava na cidade de San Antonio, Juan conheceu o seu novo mentor, Pe. Jim Prowkowski.

“Perguntei-lhe: ‘Devo apresentar um pedido na Arquidiocese de San Antonio ou na Diocese de Brownsville? O que você me recomenda? E ele me falou que em Laredo precisavam de vocações. Entrei em contato com Pe. Iden e começou o processo”.

“Ele também sabia que o meu irmão havia ido embora, então disse: ‘Eu sei que você tem um irmão gêmeo’ e eu disse que sim. Foi assim que o meu irmão voltou para o seminário, nesse então ele estava trabalhando e estudando para ser arquiteto”, disse Juan. Em seguida, acrescentou que Pedro também decidiu voltar para o seminário.

Juan e Pedro Mercado / Crédito: Diocese de Laredo

Ao concluir o seminário, Pedro foi enviado como diácono à paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Laredo, no Texas, enquanto Juan foi enviado à igreja de São Patrício.

Atualmente, já ordenados, ambos asseguraram que estão emocionados de poder ajudar os outros a discernir sua vocação, tanto ao sacerdócio, como ao diaconato, matrimônio ou outras vocações; assim como poder celebrar a Santa Missa.

Sobre as novas vocações na Igreja Católica, Pe. Pedro destacou que “o maior conselho é rezar, estar aberto e deixar que o Espírito Santo guie através de um sacerdote ou religioso”.

Mais em

Por sua parte, Pe. Juan disse que sempre “precisam de seminaristas, mas também há uma esperança de que respondam a essa necessidade”.

“Eles são o futuro da Igreja, nem tudo está perdido. Ainda podemos ter bons resultados, ajudando-os a terem uma relação com Deus. Mas devemos prestar atenção para responder às suas necessidades”, concluiu.

Juan e Pedro Mercado / Crédito: Diocese de Laredo

Confira também: